Quanto mais cacau, melhor!

March 29, 2018

Chegou a data mais esperada pelos chocólatras: a Páscoa!

 

E você já deve ter ouvido falar que o chocolate protege o coração e melhora o humor. 

 

Mas, será que tudo isso é mesmo verdade? E como aproveitar, de fato, dos benefícios deste alimento?

 

A resposta é simples: escolher bem o tipo de chocolate!

 

Em primeiro lugar, quando falamos em benefícios dos chocolates, estamos falando sobre a presença do cacau. Ou seja, a quantidade de cacau presente em um chocolate é o que ajuda a definir a funcionalidade deste alimento.

 

As propriedades do cacau

 

Isso acontece porque, o cacau é rico em polifenóis - antioxidantes responsáveis pela proteção de várias doenças. Os polifenóis são considerados muito mais potentes antioxidantes que a vitamina C e vitamina E.

 

Além disso, esses antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde, como proteção contra a doença arterial coronariana, proteção contra câncer, os níveis de açúcar no sangue e prevenção de envelhecimento precoce. Lembrando que todas essas propriedades já comprovadas em estudos científicos, confira:

 

  • Potente atividade antioxidante na prevenção de reações oxidavas ao corpo (como envelhecimento precoce, formação de placas de colesterol);

  • Proteção contra os danos ao DNA das células;

  • Propriedades anti-inflamatórias e anticancerígena;

  • Proteção cardíaca e vascular;

  • Propriedades antimicrobiana, antitrombótica, analgésica e vasodilatadora.

 

Como escolher BEM seu chocolate?

 

 

1. Leia atentamente o rótulo da embalagem

 

Atenção ao primeiro ingrediente do rótulo. Os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente, ou seja, do que tem mais no alimento para o que tem menos. Assim, um chocolate que começa com açúcar, não seria uma opção mais saudável do que aquele que começa com cacau.

 

2. Observe como ele é adoçado

 

Verifique outros ingredientes do rótulo, preferindo sempre aqueles chocolates que contenham um teor maior de cacau, menos açúcar, de preferência que utilize açúcar orgânico ou que sejam adoçados com adoçantes naturais.

 

3. Evite a gordura hidrogenada

 

Gordura hidrogenada ou gordura vegetal é muito prejudicial à saúde, pois é uma gordura que aumenta o colesterol e não é reconhecida pelo nosso organismo, podendo gerar outros problemas.


Sempre procure seu médico antes de incluir qualquer composto em sua dieta, mesmo que sejam conhecidos por ter benefícios à saúde como os polifenóis. 

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e CLIQUE AQUI para agendar sua consulta.

 

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