5 exames que toda mulher deve fazer regularmente

March 16, 2018

Cada fase da vida da mulher, exige um atenção diferente e grau maior ou menor de cuidado e complexidade.

 

Mas prevenção é sempre a melhor opção para cuidar da saúde.

 

Independente da idade, todos os especialistas reforçam que a consulta rotineira ao ginecologista é fundamental.

 

 

 

Selecionamos abaixo alguns exames médicos indispensáveis que toda mulher deve fazer em algum momento da vida.

 

1. Colonoscopia: deve começar a ser feita aos 50 anos para detectar precocemente ou prevenir o desenvolvimento do câncer de intestino.

 

2. Papanicolau: Para a mulher que já teve a primeira relação sexual, o exame de Papanicolau deve entrar na lista de exames rotineiros. O objetivo é avaliar o colo uterino em busca de células alteradas para indicar a necessidade de outros exames, como colposcopia e biópsia.

 

3. Densitometria óssea:  este exame serve para detectar precocemente a osteoporose e deve ser feito por mulheres a partir da menopausa e repetido de acordo com os resultados do exame e aconselhamento médico.

 

4. Autoexame de pele: para identificar manchas na pele de forma, cor e tamanhos irregulares. Este tipo de autoexame pode ajudar a identificar precocemente diversos tipos de melanomas.

 

5. Mamografia: anualmente a partir dos 40 anos. Se tiver caso de câncer de mama na família como avó, mãe ou irmã deve-se iniciar a mamografia aos 35 anos. Este exame detecta precocemente o câncer de mama.

 

Há alguns exames de rotina que devem marcar presença durante toda a vida da mulher, mas não são da área ginecológica, são eles: glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e exame de urina. 

 

Lembrando que nada substitui uma consulta médica. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e CLIQUE E AGENDE AQUI sua consulta.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload