Fevereiro Roxo: você sabe o que é Fibromialgia?

February 20, 2018

A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes.

 

O paciente sente dores musculares generalizadas no corpo e sintomas de fadiga, alterações de sono, memória e humor.

 

Os sintomas geralmente começam após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa.

 

Em outros casos, os sintomas podem começar gradualmente ao longo do tempo sem ser possível determinar os fatos geradores.

 

Uma informação importante: especialistas afirmam que as mulheres são 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia.

 

Por isso! muita atenção aos sintomas!

 

Dor generalizada
 

A dor associada à Fibromialgia muitas vezes é descrita como uma dor difícil de ser caracterizada: nem forte nem aguda, porém constante, com duração de pelo menos três meses. Lembre-se que, ser considerada generalizada, a dor deve ocorrer em ambos os lados do corpo e acima e abaixo da cintura.

 

Dificuldades cognitivas
 

Entre os problemas cognitivos que podem surgir com o aparecimento da Fibromialgia, estão a perda de memória, falta de concentração e raciocínio prejudicado, assim como problemas de linguagem, tais como dificuldade para se recordar e falar palavras comuns.

 

Além desses sintomas, pessoas com Fibromialgia também podem sofrer de depressão, dores de cabeça, e dores ou cólicas no abdomen inferior.

 

Causas da Fibromialgia

 

As causas ainda são desconhecidas, mas médicos e pesquisadores consideram alguns fatores que podem estar associados à doença:

 

* Genética: por ser recorrente em pessoas da mesma família;

* Infecções por vírus

* Sedentarismo, ansiedade e depressão.

 

Controle e cuidados

 

Algumas medidas e mudanças no estilo de vida podem colaborar para o controle da doença e assim, amenizar as dores e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Como alimentação saudável, praticar exercícios físicos e dormir bem.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

ATENÇÃO: O conteúdo acima não substitui uma consulta médica. Agende agora mesmo uma consulta com um especialista da Rede TEM mais próximo de você.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca