Proteja sua pele dos raios solares

January 16, 2018

São inúmeros os diferentes tipos, substâncias e marcas de filtros solares disponíveis no mercado.

 

Todos eles com o mesmo objetivo: proteger a pele contra as radiações solares e, se usados adequadamente, é possível aproveitar o verão com mais segurança.

 

Existem dois tipos de raios ultravioleta que podem danificar a pele: UVA e UVB.

 

Um filtro solar de amplo espectro deverá proteger a sua pele dos dois tipos de radiação e são a melhor opção na hora de escolher o seu protetor solar.

 

Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

 

Mas o que significa FPS?

 

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

 

Conforme explicado por especialistas, por exemplo, o filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS realmente aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, usando um filtro solar com FPS 15 a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha e usando um filtro com FPS 60, levará 60 vezes mais tempo. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que protege mais e melhor.

 

Entenda os tipos de filtros solares

 

A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares pode deixar o consumidor com dúvidas na hora da compra, alertam os especialistas.

 

Selecionamos abaixo o que significam os termos mais frequentes para que você escolha os tipos mais indicados ao seu tipo de pele:

 

  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.

  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

  • Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

  • Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

 

Veja, abaixo, nossas dicas para o uso correto da proteção solar:

 

  1. O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 30 para peles claras e o 15 para peles bem escuras.

  2. Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar.

  3. Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de mergulhar.

  4. Nas crianças é melhor fazer a primeira aplicação ainda em casa. Se deixar para aplicar ao chegar na praia ou piscina, vai ser difícil convencê-las a esperar 20 minutos para poder mergulhar.

  5. Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.

  6. Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés.

  7. Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas (deixe a timidez de lado, é melhor que se queimar).

  8. Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme.

  9. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva.

  10. Filtros à prova d’água também precisam ser reaplicados após o mergulho. Eles resistem melhor, mas acabam saindo.

  11. Se os olhos ardem quando mergulha, prefira os filtros solares exclusivamente físicos para o rosto (vale para as crianças, que esfregam as mãos no rosto após mergulhar).

  12. O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Use barracas, chapéus, bonés, viseiras e camisetas.

 

Lembre-se: as informações acima não substituem uma consulta médica. Caso tenha alguma dúvida sobre proteção solar, ligue na Central de Atendimento 0800 836 8836 e agende agora mesmo uma consulta com um Dermatologista da Rede TEM.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca