5 dicas para te ajudar com a ressaca

December 21, 2017

 

O excesso de álcool pode provocar aumento da sede, tontura, irritação no estômago, náusea, dilatação dos vasos sanguíneos, além de queda da taxa de açúcar no sangue, que pode levar a fraqueza e cansaço.

 

Embora não exista uma cura única para a ressaca, e nenhuma promessa de "alívio imediato", uma combinação de água, alimento e sono pode ajudá-lo (a) a se sentir melhor.

 

Confira abaixo outras dicas que podem te ajudar com a ressaca:

 

1. Mantenha-se hidratado (a)

 

Consuma bastante água antes, durante e depois de beber. Isso ajuda a eliminar as toxinas do excesso do álcool, mas o principal objetivo da hidratação após uma noite de bebedeira é evitar uma desidratação. Embora alguns especialistas não saibam exatamente o que causa a ressaca, a maioria das pessoas concorda que ela tem muito a ver com a ausência de líquido suficiente no corpo.

 

2. Alimente-se bem

 

Uma maneira de reduzir os efeitos de uma ressaca é comer alimentos leves e de fácil digestão, como biscoitos ou algo que tenha proteína magra e com pouca gordura, como claras de ovos ou iogurte grego natural. A comida é importante para restaurar a glicose do sangue para que o corpo volte a funcionar normalmente. 

 

3.  Livre-se da náusea e enjoo

 

A náusea é um é um sintoma bastante desagradável que costuma aparecer logo de manhã junto com a ressaca. Existem alguns alimentos que podem ajudar a aliviar uma dor de estômago, como o chá de gengibre, por exemplo.

 

4. Eleve o metabolismo praticando exercícios leves

 

Acelerar o metabolismo ajuda o corpo a queimar as toxinas restantes do álcool mais rapidamente. Exercícios leves, como a yoga ou uma simples caminhada, são suficientes para aumentar a circulação e a frequência cardíaca, estimulando a transpiração que elimina toxinas.


5. Durma bastante

 

Não há prova de que voltar a dormir quando se está com uma ressaca ajude ela a passar, mas dormir é importante para que o sistema nervoso funcione corretamente. A falta de sono pode levar à perda de memória e concentração. Dormir pode ajudar a recuperação do corpo, possivelmente resultando na redução dos sintomas da ressaca.

 

O consumo frequente e exagerado de bebidas alcoólicas pode danificar o fígado, causando cirrose e, por isso, é importante saber se controlar para beber socialmente, com moderação, respeitando os limites do próprio corpo.

 

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