Novembro Azul: prevenção é fundamental!

November 7, 2017

 

Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas de conscientização que estão sendo cada vez mais divulgadas nos últimos anos. A importância é nobre e se justifica, já que o objetivo é o combate ao Câncer de Mama e ao Câncer de Próstata. 

 

Por ter menos tempo, e pela dificuldade natural dos homens em ir ao médico, o Novembro Azul carrega uma dificuldade maior de conscientização.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

 

Homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema.

 

Lembrando que é possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. Nada substitui a conversa com o médico especialista e os exames preventivos.

 

Exames preventivos

 

O “temido” exame de próstata é, talvez, a maior dificuldade dos homens em procurar uma consulta urológica. Lembrando que o exame para afastar ou confirmar o câncer de próstata, deve ser feito em todos os homens com mais de 50 anos de idade, ou naqueles com fatores de risco (história familiar e raça negra) a partir dos 45 anos de idade.

 

Os exames consistem em toque retal em que o urologista avalia o tamanho e consistência da próstata e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame do toque retal é rápido (dura cerca de 10 segundos), e de extrema importância para o diagnóstico da doença.

 

Sintomas

 

Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles:


• Dificuldade para urinar
• Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)
• Urgência para urinar
• Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário
• Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido
• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

 

Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

** A TEM Saúde oferece a todos os clientes homens recarga em dobro no mês de novembro. Válidos para a PRIMEIRA recarga realizada em novembro/2017.

 

Consulte o regulamento completo em https://www.meutem.com.br/promocoes

 

Fontes: Ministério da Saúde e INCA.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca