Tudo sobre o coletor menstrual

October 30, 2017

Os coletores menstruais são copinhos feitos de silicone que servem para colher o fluxo menstrual.

 

Apesar de ainda pouco conhecido, eles estão disponíveis no mercado desde 2005.

 

Muitas mulheres começaram a usar o coletor por causa da propaganda boca a boca, especialmente nas redes sociais. Em alguns grupos no Facebook, mulheres trocam informações sobre suas experiências com os coletores, formatos, tamanhos e fabricantes.

 

Os copinhos são dobrados e introduzidos na vagina. Alguns estudos apontam menos vazamentos e possibilidade de menos trocas do produto em relação aos absorventes, mas há quem não goste do procedimento de esvaziar o coletor no sanitário e depois ter de lavá-lo a cada troca, além de ter de fervê-lo ao fim do uso e antes de voltar a usar.

 

Ao longo da vida, uma mulher pode usar cerca de 10 mil absorventes. Sendo que um dos benefícios do produto se refere ao impacto ambiental, uma vez que ele pode ser reutilizado quantas vezes for preciso em um período de 10 anos.

 

Confira abaixo algumas informações sobre o coletor menstrual:

 

  • Diferentemente dos absorventes, que devem ser trocados em intervalos de poucas horas, os coletores menstruais só precisam ser retirados, esvaziados e lavados aproximadamente a cada 12 horas - apesar de que essa recomendação varia de acordo com o fabricante.

  • Como é reutilizável, o coletor também acaba com a necessidade de embalagens plásticas, caixas e aplicadores. Além disso, não produz resíduo plástico.

  • Para muitas mulheres, cujo fluxo menstrual é pouco, os coletores são particularmente úteis. Uma vez que os protetores comuns absorvem a umidade vaginal e podem ressecar a vagina, causando desconforto.

  • Reduz o risco de "Síndrome do Choque Tóxico" (SCT), uma doença rara que pode estar associada ao uso de absorventes internos durante mais de oito horas.

  • Entre as desvantagens, podemos citar o tempo de adaptação, pois pode levar alguns meses para que a mulher se adapte a colocar e retirar o coletor, e deixe de sentir incômodo com o cabo de silicone que fica fora do canal vaginal.

  • A depender do fabricante do copo de silicone, também é preciso ficar atenta ao tamanho adequado: em geral, há dois tamanhos. A escolha depende de fatores como altura do colo do útero e fluxo menstrual.

 

Lembrando que nada substitui o diálogo entre você e seu médico. Informe-se e decida o que é melhor para você.

 

Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

** A TEM Saúde oferece a todas clientes mulheres recarga em dobro no mês de outubro. Válidos para a PRIMEIRA recarga realizada em outubro/2017.

 

Consulte o regulamento completo em https://www.meutem.com.br/promocoes

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload