Segundo INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados

October 11, 2017

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis.

 

Devido à multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença, a prevenção do câncer de mama ainda não é totalmente possível.

 

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores.

 

São eles:

  • Praticar atividade física;

  • Alimentar-se de forma saudável;

  • Manter o peso corporal adequado;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar;

 

Especialistas afirmam que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

 

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

 

Como detectar a doença na fase inicial?

 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

 

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

 

Confira abaixo este passo-a-passo que preparamos para te ajudar na hora do autoexame:

 

 

Lembre-se: a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres! 

 

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

 

* Participe da II Edição do Autoexame no Chuveiro organizado pela TEM Saúde. Clique aqui para ver o evento no Facebook.

 

** A TEM Saúde oferece a todas clientes mulheres recarga em dobro no mês de outubro. Válidos para a PRIMEIRA recarga realizada em outubro/2017. Consulte o regulamento completo em https://www.meutem.com.br/promocoes

 

Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

 

Fonte: INCA

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca