Semana Mundial de Aleitamento Materno promove conscientização sobre os benefícios da amamentação

August 3, 2017

De 1 a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem como objetivo conscientizar as mães sobre os benefícios da amamentação.  

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o leite materno é o alimento mais completo até o sexto mês de vida. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

 

Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.

 

Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

 

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

 

Os benefícios da amamentação para o bebê

 

  • Fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções, como as respiratórias, urinárias e de ouvido.

  • Reduz a ocorrência distúrbios intestinais como diarreias e constipação intestinal. 

  • Favorece a acuidade visual.

  • Contribui para o melhor desenvolvimento neurológico.

  • Favorece o desenvolvimento intelectual (crianças amamentadas por mais de 1 ano têm QI maior).

  • Favorece o desenvolvimento orofacial. O ato de sugar fortalece os músculos faciais.

  • Reduz o risco de desenvolver obesidade, diabetes, hipertensão e síndromes metabólicas na vida adulta.

 

O posicionamento ideal

 

Lembre-se: você vai ficar um certo tempo amamentando. Por isso, tem de estar preparada e confortável. 

  • Antes de sentar-se para iniciar o aleitamento, tome água e vá ao banheiro. Assim você estará tranquila e totalmente à disposição do bebê.

  • Use uma cadeira ou poltrona de encosto alto, para garantir apoio para a coluna.

  • Utilize uma almofada de amamentação ou travesseiro para apoiar os braços e ficar numa postura correta, sem ter que subir os ombros para ajeitar ou segurar o bebê. Isso evitará desconfortos e dores nas costas e na região lombar. O braço que segura o bebê deve estar posicionado num ângulo de 90 graus.

 

A produção do leite é estimulada pela sucção do bebê. Nesse período é importante a boa alimentação da mãe, com o consumo adequado de líquidos e nutrientes específicos para essa fase. Para a mulher que está amamentando, a Organização Mundial da Saúde recomenda um acréscimo de 500 calorias por dia. Alimente-se a intervalos de 3 a 4 horas.

 

Para saber mais, agende agora uma consulta com um médico especialista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fontes: http://waba.org.my

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload