Os novos velhos!

July 25, 2017

A primeira geração dos “novos-velhos” define um novo conceito de idoso. Os chamados “novos-velhos” viajam pelo mundo todo, lotam as universidades da terceira idade, leem bastante, estudam, se divertem, gostam de amor e sexo.

 

Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por pesquisas.

 

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões, em 2050 (29,3%).

 

As estimativas são de que a "virada" no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.  Ou seja, daqui a 14 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%, segundo estimativas do IBGE.

 

O que significa envelhecer?

 

A chamada terceira idade, de acordo com a ONU, é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos.

 

Caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações.

 

O envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições.

 

Como envelhecer bem e com saúde?

 

Selecionamos algumas atitudes que, segundo especialistas, nos ajudam a entrar para a terceira idade com muito mais disposição. São elas:

 

Mova-se!

 

Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente. Hoje em dia, há uma ampliação de serviços que permitem que eles possam manter o seu corpo em forma com programas diferenciados em academias, o cérebro ativo com cursos direcionados.

 

Exercite a mente

 

Uma boa dica para manter a disposição mental é exercitar a memória e o raciocínio com quebra-cabeças, palavras cruzadas, por exemplo. Além disso, ler bons livros, participar de cursos, exercer trabalhos voluntários ou ações que ajudam a aprimorar os talentos. Todo mundo, independente da idade, necessita e sente satisfação em ser útil.

 

Tenha uma vida social

 

Outra forma de estabelecer contato com outras pessoas, evitando o isolamento e a depressão é: "buscar sempre atividades novas, e pode ser sim com outras pessoas idosas. O convívio com outros idosos é importante para perceber que elas também passam pelos problemas, mas que buscam soluções diferentes e que podem servir para a sua vida

 

Mantenha exames e consultas em dia

 

Parece óbvio, mas sempre vale a pena lembrar a importância da saúde preventiva. Sempre faça exames e check-ups com o acompanhamento do médico da sua confiança.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca