Dá pra curtir a festa junina sem sair da dieta?

June 21, 2017

 

Pinhão, canjica, curau, quentão, amendoim, arroz doce, bolo de milho, pé-de-moleque: chegou a época das guloseimas juninas e você tentando equilibrar a alimentação. O que fazer agora?

 

Como aproveitar a festa sem entrar na briga com a balança? Esse post vai te ajudar a resolver esse problema.

 

Segundo especialistas dá sim para curtir tudo, desde que haja equilíbrio e consciência.  Outra dica é adaptar a forma de preparo dos alimentos e, se possível, optar por uma versão mais saudável.

 

O milho, por exemplo, é uma fonte de carboidratos e fibras, porém, se consumido em excesso ou misturado com açúcar ou leite condensado, pode ser um grande vilão.

 

Confira abaixo alguns pratos típicos da época e como eles devem ser consumidos. E no final, uma super receita de curau light. Aproveite!

 

Amendoim: este alimento deve ser usado sem exagero. A cada colher de sopa de amendoim, você estará consumindo cerca de 60 calorias, o que é uma quantidade imensa para um punhado tão pequeno.

 

Além disso, se for frito ou açucarado, o petisco terá uma concentração calórica ainda maior. Por outro lado, o amendoim é muito rico em proteínas (30%), sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), óleos e vitaminas dos complexos B e E e antioxidantes.

 

Milho verde: essa é sua melhor escolha nas festas juninas. Um alimento saudável, rico em fibras e vitaminas e pobre em gorduras.

 

Contudo, evite a manteiga, que acrescenta muitas calorias e pode causar intoxicação alimentar se não estiver armazenada adequadamente.

 

Quentão: o grande problema aqui é o álcool. Sabia que cada grama de álcool  contém 7 calorias, enquanto 1 grama de carboidrato contém 4 calorias?

 

Mas se o frio estiver mesmo cortante, substitua a sobremesa por um copinho da bebida e aproveite os benefícios do gengibre, ótimo para uma série de distúrbios, como cólicas, inflamação de garganta, má digestão e bronquite.

 

Pinhão: este alimento tão saboroso e típico da região sul do Brasil é rico em carboidratos e em calorias. Se for irresistível, fique com (apenas) 10 unidades, que somam cerca de 200 calorias, e dispense os doces.

 

Em contrapartida, saiba que a semente da araucária também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas, com destaque especial para a vitamina B1 (tiamina), que ajuda na produção de energia, na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição. 

 

 CURAU LIGHT

 

Mais uma gostosura para curtir sua Festa Junina de forma mais light - Curau Light, com apenas 87 calorias por porção!

Ingredientes:

- 4 espigas de milho verde; 
- 2 xícaras de chá de leite desnatado; 
- 1/2 xícara de chá de água; 
- 1 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor;  

- 1/2 xícara de chá de adoçante em pó;
- Canela a gosto para polvilhar.

 

Modo de preparo:

Com uma faca, corte os grãos do milho rente ao sabugo. Após, transfira para o liquidificador, junte o leite e bata até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira, desprezando o bagaço. Em uma panela, leve o líquido ao fogo, mexendo sempre, por 15 minutos ou até engrossar ligeiramente. Deixe amornar. Em um refratário, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por 5 minutos. Dissolva no fogo, em banho-maria, e adicione ao creme de milho. Junte o adoçante e misture bem. Transfira para uma travessa ou ramequins pequenos e polvilhe a canela. Espere esfriar, leve à geladeira por 2 horas ou até ficar firme e sirva.

 

Rendimento: 8 porções

Calorias: 87 por porção

Fonte: NiKi Verdot, do Blog Vida Saudável

 

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