Você sabe o que é bruxismo?

May 12, 2017

Se você acorda frequentemente com a sensação de tensão na mandíbula ou dor de cabeça, você pode estar sofrendo de Bruxismo.

 

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Também pode levar a destruição do osso da mandíbula e do tecido da gengiva

 

Para muitas pessoas, o bruxismo é um ato inconsciente. Portanto, se você está sentindo os sintomas abaixo, recomendamos que procure um dentista ou um médico especialista em cirurgia buco-maxilo-facial. Confira os principais sintomas:

  • Dor de cabeça ou tensão na mandíbula ao acordar;

  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;

  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;

  • Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida.

 

A causa

 

Entre os fatores que causam o bruxismo, podemos citar o stress e a ansiedade. Alguns especialistas consideram o bruxismo um hábito, enquanto outros atribuem a causa a uma das seguintes opções:

  • Estresse, ansiedade, frustração e raiva;

  • Má oclusão - quando os dentes e a mandíbula não se alinham corretamente;

  • Sintoma de determinadas doenças do sistema nervoso;

  • Em casos raros, pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos para o tratamento da depressão;

  • Complicação da doença de Huntington ou Parkinson.

 

O tratamento

 

Especialistas afirmam que o tratamento apropriado dependerá da causa do problema. Depois de realizado o diagnóstico e uma investigação da causa do bruxismo, seu dentista poderá sugerir algumas opções de tratamento. Veja abaixo:

 

1. O uso de dispositivo protetor

 

Esse dispositivo é feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos dentes superiores, protegendo-os de se triturarem com os dentes inferiores.

 

2. Relaxamento

 

A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo. Por isso, qualquer prática de relaxamento pode ajudar a reduzi-la: ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Se o seu bruxismo estiver relacionado ao estresse, terapia e técnicas de relaxamento podem ajudar. Evite também estimulantes, como tabaco e cafeína.

 

3. Proteção dos dentes atingidos

 

Reduzir a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

 

Para agendar sua consulta com um dos especialistas da Rede TEM, ligue na Central de Atendimento da Rede TEM 0800 836 88 36.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload