A hora de cair na folia

February 22, 2017

Hidratação é a palavra-chave para quem pensa em cair na folia neste carnaval.

 

Ainda mais com as temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país, nada mais apropriado que hidratar seu corpo com muita água e vitaminas.

 

 

 

 

 

Crédito: Cintia Erdens Paiva / Shutterstock.com

 

Nesta época, o calor e a folia aceleram a perda de líquido do organismo. Então, os nutricionistas alertam para a regra básica da brincadeira: muito suco, água mineral e de coco devem ser parceiros do folião, já que repõem os minerais eliminados na transpiração.

 

A ingestão exagerada de álcool provoca diretamente a desidratação. Portanto, fique atento! Para quem não dispensa bebidas alcoólicas, a sugestão é intercalar os copos de cerveja ou caipirinha com água mineral e sucos de frutas.

 

Outro assunto que não podemos deixar de fora é a prevenção de gravidez indesejada e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, o governo federal deu início à campanha que vai distribuir 77,1 milhões de preservativos em todos os estados.

 

A ideia é evitar que o vírus HIV se espalhe entre os jovens de 15 a 24 anos. Uma vez que a Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

 

O que comer nos dias de folia?

 

Outro ponto importante para ficar de olho é a alimentação. Fontes de carboidratos como pães, massas com molho leve, batata, arroz e cereais, entre outros, são responsáveis pela formação da energia que será gasta durante a festa.

 

Os grãos integrais, as nozes e a soja são alimentos fonte de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos, favorecendo a formação de energia.

 

Já os alimentos gordurosos, é melhor evitar, já que além de muito calóricos, têm digestão lenta e difícil.

 

Portanto, se quiser manter longe a indisposição e o cansaço, evite carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces calóricos.

 

 

 

E quando o carnaval acabar?

 

Depois da quarta-feira de Cinzas, é importante entrar no processo de desintoxicação, com repouso e alimentação adequada.

 

O saldo final dos dias de festa, normalmente, junta o cansaço, pouca energia, DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) e desidratação, entre outros. O ideal é uma dieta equilibrada, que reponha as energias e aumente a imunidade para enfrentar as gripes, resfriados e infecções, comuns dessa época.

 

Muito líquido, frutas, vegetais crus e proteínas fazem parte da dieta para quem quer se recuperar dos males. Então, os nutricionistas recomendam água mineral e de coco, chás, sucos naturais, verduras e hortaliças, além de ricota, queijo minas, peixes, frango sem pele, iogurtes, leites fermentados e gelatinas.

 

Para repor o potássio perdido com a eliminação de líquidos, o ideal é a ingestão de água de coco, banana, beterraba crua e castanha. Alimentos como uva, mamão, tomate e peito de frango sem pele ajudam a reequilibrar o organismo.

 

Fontes: Conselho Regional de Nutricionistas e Ministério da Saúde.

 

 

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