6 substitutos para os doces

January 24, 2017

Sabe aquela vontade incontrolável de comer doces e chocolates depois do almoço?

 

Segundo especialistas, pode significar que você pode estar deficiente em cromo, um mineral que age com a insulina para facilitar a absorção de glicose do sangue para as células do corpo.

 

Inclusive, estudos mostram que o cromo em pacientes diabéticos pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

 

Mas lembre-se, optar por ingerir açúcar quando você está com níveis baixos de glicose, agrava o problema, pois faz com que o organismo produza insulina e faça com que haja uma queda ainda maior no açúcar.

 

Em vez disso, coma carnes ricas em cromo, como fígado, rim e frango. Vegetais como cenoura, batata, brócolis e aspargos também são uma boa fonte do mineral. Outros alimentos indicados são grãos integrais e ovos.

 

Selecionamos algumas dicas que ajudam a saciar a vontade de doces, confira abaixo:

 

1. Maçã cozida: É uma boa opção para quem quer um docinho fora de hora. Você pode cortar uma ou duas maçãs em 4 pedaços e cozinhar na água. Quando ela amolecer, retire do fogo e deixe esfriar. Para adoçar um pouco mais, pingue algumas gotinhas de mel e até mesmo uma pitada de canela, fica uma delícia.

 

2. Mingau de aveia: A clássica receita da avó vem ganhando muitos adeptos, o farelo a própria a aveia é uma opção nutritiva, prática e rápida de fazer e pode satisfazer sua vontade por doces. E já está sendo considerado um Super Alimento.

 

3. Sucos: Os sucos de laranja e morango, por exemplo, são ótimos substitutos para as sobremesas comuns. Além disso, ajudam a hidratar o corpo, já que possuem diversos nutrientes importantes. Porém, se consumir o suco, vai deixar de lado as fibras das frutas.

 

4. Frutas doces: Não quer suco? Coma a fruta! É bem mais saudável, as frutas mais doces como banana e manga são opções naturais para comer no lugar dos doces industrializados.

 

5. Bala sem açúcar: Uma opção prática para matar a vontade louca por doces. E o mais bacana, hoje o mercado oferece uma imensa variedade de opções em balas sem o temido açúcar.

 

6. Nozes, castanhas e frutas secas: As três formam uma excelente combinação para substituir os doces. Mas não exagere na dose, algumas castanhas contém muita caloria.

 

Mas, se você realmente precisa comer um chocolate, escolha um que contenha pelo menos 75% de cacau, pois, assim, o alimento conterá mais magnésio e menos açúcar.

 

Para agendar consultas com um nutricionista da Rede TEM Saúde, ligue na Central de Atendimento da Rede TEM 0800 836 88 36.

 

Fontes: Wikipédia, ANVISA, IG e Medicina da Unicamp

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