Exames para a Mulher e o Homem

January 10, 2017

“Prevenção” é a palavra-chave para quem quer estar com a saúde em dia.

 

Depois dela, vem "manutenção" com a  alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de um check-up completo.

 

O objetivo é prevenir doenças antes que elas apareçam, manter o corpo saudável e garantir uma boa qualidade de vida ao longo dos anos.

 

Por isso, preparamos esse texto com alguns exames básicos que toda mulher e todo homem deve fazer ao longo da vida. Confira abaixo:

 

Mulheres

 

Da primeira menstruação até os 30 anos 

Exame das mamas – para a detecção de nódulos mamários e prevenção do câncer de mama. 

Papanicolau e exame pélvico – indicados para a prevenção do câncer do colo de útero. 

Exames de sangue – para avaliação clínica dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, função renal e hormônios tireoideanos. Verificam doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e da tireóide. 

 

A partir dos 30 anos 

 

Nessa fase, além de manter o check-up regular, a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo, pois aumentam as incidências de câncer de mama e de colo do útero. São repetidos os exames feitos na faixa dos 20 anos, mas novos testes são adicionados: 

 

Mamografia – indicado após os 35 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de mama deve começar aos 30. 

Radiografia de tórax – indicada para pacientes fumantes. 


A partir dos 40 anos 

 

Começa a preocupação com a menopausa e com a osteoporose. Além dos exames indicados para os 20 e 30 anos, é preciso fazer: 

 

Densitometria óssea – detecta a osteoporose. Precisa ser repetido anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal. 

Testes de perfil hormonal – são indicados para mulheres que estão iniciando o climatério, irregularidade menstrual que antecede à menopausa. 

Ecografia pélvica e transvaginal – avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas. 

Exame proctológico – nesta faixa de idade também se observa uma maior incidência de câncer de intestino, daí a necessidade de realização do exame, especialmente em quem tem histórico familiar da doença. 


A partir dos 50 anos 

 

Os cuidados precisam ser redobrados nessa faixa de idade. Além dos exames anteriormente citados, é preciso checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose, muito comuns a partir dos 50.

 

O controle do peso passa a ser uma questão médica, para evitar complicações. Como prevenção, é preciso fazer: 

 

Exames de sangue – verificam o colesterol completo e a glicemia para detectar o surgimento do diabetes (duas vezes por ano). 

Exame de fundo de olho – avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pelo diabetes e pela hipertensão arterial. 

Densitometria óssea – nessa faixa de idade, é bom procurar um reumatologista para fazer o acompanhamento da osteoporose. O exame precisa ser feito com mais freqüência. 
Eletrocardiograma - para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. 

 

Homens

 

É fato que os homens vão menos ao médico por livre e espontânea vontade para fazer check-up. Há pesquisas sobre hábitos dos brasileiros feitas pelo Ministério da Saúde que comprovam, o que não é nada positivo.

 

Pois é durante os exames do check-up que se previnem doenças e se prolonga e melhora a qualidade da vida. 

 

Exame de próstataé feito o chamado toque retal, em que o médico verifica o tamanho dessa glândula. Também pode ser indicado o PSA, exame de sangue que mede uma substância produzida por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas à vista.

Detecta o aumento da próstata e câncer e deve ser feito após os 40 anos de idade, com periodicidade definida por seu urologista.

 

Colonoscopia - é um tubo ótico que filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas. Serve para detectar câncer no reto ou intestino grosso e deve ser feito a partir dos 50 anos, a cada 5 anos se estiver tudo bem, a cada 2 anos se mostrar alterações.

 

Autoexame testicularum tipo de autoexame que o homem faz durante o banho mesmo, apalpando o testículo e conferindo se não há nada de diferente, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas. É usado para detectar câncer no testículo e, como se trata de uma prática de autocuidado, todos os dias, a partir dos 15 anos.

 

Exames de sangue - é a coleta sanguínea que irá medir a quantidade de: glicose, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e o hemograma completo e, em alguns casos, os níveis de testosterona. Serve para detectar inúmeras doenças, entre elas, gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo (se já houver sintomas), entre outros. Deve ser feito anualmente, a partir dos 20 anos.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca