Como prevenir a catarata?

December 7, 2016

A catarata é uma doença ocular capaz de provocar a diminuição progressiva da visão. Se não for tratada cedo, a doença pode causar danos irreversíveis à saúde ocular.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

 

Na maioria das vezes, a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu e nem mesmo é percebida facilmente pelos próprios portadores da catarata nas suas fases iniciais.

 

Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, aumento contínuo da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.

 

Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino, lente natural do olho e se localiza atrás da íris - que são as principais causas da cataratas. Porém, algumas medidas preventivas podem ser realizadas visando reduzir alguns fatores de risco para o desenvolvimento da catarata. Confira!

 

Proteger os olhos dos raios solares

 

Proteja os olhos do sol. Utilize óculos de sol e chapéus ao sair de casa, dando preferência para óculos polarizados que reduzem o esforço da visão do brilho. Procure também modelos com proteção contra raios UVA e UVB, os raios causadores da catarata; Evite ao máximo sair na rua entre 11 horas e 15 horas.

 

Manter uma distância saudável das telas de TVs, computadores e celulares

 

Segundo o médico oftalmologista, Ronaldo Furlan, responsável pela Clínica TER, parceira da Rede TEM, não é recomendável ficar muitas horas seguidas em frente às telas e monitores. Além disso, deve-se evitar ficar muito próximo ao aparelho de TV e fazer intervalos frequentes. “Com o aumento do intervalo entre as piscadas, os olhos podem ter  uma irritação devido a falta de lubrificação. Evite ficar muito próximo ao aparelho de TV”, explica e aconselha.

 

Cuidado com a alimentação

 

Já dissemos e repetimos várias vezes aqui: somos o que comemos! Por isso, para prevenir a Cataratas, coma legumes folhosos e escuros. Por conterem antioxidantes, estes ajudam a prevenir a catarata.

 

Diversos estudos comprovaram a eficácia dos antioxidantes como a luteína e a zeaxantina (encontradas naturalmente na retina e no cristalino) contra a formação da catarata. 

 

Os alimentos que são boas fontes de antioxidante são:

  • Couve

  • Espinafre

  • Folha de mostarda

  • Beterraba

  • Chicória

 

“Cenouras são boas para os olhos”, certamente que cada um de nós já ouviu esta frase. Pois as cenouras contêm caroteno que o nosso organismo converte em vitamina A.

 

A vitamina A é essencial para o processo da visão, particularmente para a visão noturna. A vitamina A é então uma boa ajuda para manter uma boa visão durante o dia e a noite.

 

“Uma dieta balanceada incluindo bastante verduras e vegetais, que contenham a vitamina A podem auxiliar na prevenção da catarata, evitar alimentos condimentados/embutidos e processados também ajuda no controle e prevenção”, explica Dr. Ronaldo Furlan.

 

A vitamina A está presente nos seguintes alimentos:

  • Tomates

  • Pimentão verde e vermelho

  • Espinafres

  • Fígado

  • Gema de ovo

 

Lembre-se, somente um médico oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, bem como, indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.

 

 

Serviço: Dr. Ronaldo Furlan é médico oftalmologista e acupunturista e responsável pela TER Clínica Médica, parceiro da rede TEM em São Paulo. Para agendar sua consulta com qualquer especialista da Rede TEM, ligue 0800 836 8836.

 

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload