Cuidado com a barriga!

November 25, 2016

A gordura abdominal em excesso é responsável pela barriguinha nem um pouco saudável e que só aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, como infartos e hipertensão, e até doenças como a própria diabetes e doenças no fígado.

 

E atenção: um estilo de vida sedentário e uma alimentação desregrada só contribuem para o aumento dessa gordura.

 

Segundo o especialista Dr. Giovani M. Carvalho, cirurgião gastrointestinal e Diretor Clínico do HCJ especialidades Médicas, parceiro da rede TEM em Jundiaí, SP, “Os riscos de gordura abdominal são inúmeros, afetando desde a parte vascular, cardíaca, metabólica e praticamente todos os órgãos do organismo”.

 

Síndrome Plurimetabólica

 

Nos dias atuais, é alto o número de casos da chamada Síndrome Plurimetabólica (SM), causada por doenças relacionadas ao aumento de gordura abdominal e alta taxa de mortalidade no mundo.

 

O diagnóstico dessa síndrome é feito quando a cintura abdominal é maior que 102 cm, nos homens, e maior que 88 cm nas mulheres e quando o paciente possui pelo menos duas doenças, dentre quatro que são: Pressão alta, Diabetes, Colesterol elevado ou Triglicérides elevados.

 

“A SM, atualmente, é considerada uma pandemia, sendo um dos grandes males do nosso século. Ela é resultado do aumento da ingestão de carboidratos, bebidas alcoólicas e sedentarismo”, explica Dr. Giovani.

 

Por isso, é necessário ficar de olho na circunferência abdominal, ter hábitos saudáveis, evitar carboidratos e praticar pelo menos 30 minutos contínuos de atividade física 3 vezes por semana.

 

 

Serviço: Dr. Giovani M Carvalho é cirurgião gastrointestinal e Diretor Clínico do HCJ especialidades Médicas, parceiro da rede TEM em Jundiaí, São Paulo. Para agendar sua consulta com qualquer especialista da Rede TEM

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca