Alimentos e hábitos que ajudam a prevenir o Câncer

October 26, 2016

 

Dizem os mais sábios “somos o que comemos” e “saúde vem pela boca”, além deles, especialistas declaram que um, em cada três, casos de câncer poderiam ser evitados com uma alimentação saudável e prática de atividade física. Por isso, se você ainda não começou, esse artigo é para fazer você pensar.

 

Hábitos alimentares inadequados são classificados como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida no mundo. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes causadas pela doença.

 

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

 

As escolhas nossas de cada dia

 

As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer.

 

Segundo a nutricionista Drª Cristiane Feldman, especialista em Fitoterapia e Nutrição Oncológica, “uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas consumidos rotineiramente diminuem o risco do surgimento do câncer”.

 

“Por outro lado alimentos processados, são aqueles prontos, ricos em aditivos químicos, embutidos, temperos prontos, refrigerantes, produtos industrializados em geral, quando consumidos rotineiramente, contribuem para o surgimento da doença”, explica a especialista.

 

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes considerados sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Lembre-se de que cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro.

 

Movimentar-se

 

Além da alimentação adequada, no mesmo nível de importância está a prática da atividade física regular, pois além da manutenção do peso adequado, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), reduz o tempo de trânsito gastrintestinal (com isso diminui o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e fortalece a defesa do nosso organismo.

 

Por isso, devemos praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e limitar hábitos sedentários, como assistir televisão e ficar no computador.

 

Dicas de ouro

 

De acordo com a Sociedade Americana de Câncer faz-se necessário seguir alguns padrões ou normas para manter-se mais saudável e, prevenir outras doenças. Entre os padrões recomendados, estão:

 

  • Preferir alimentos de origem vegetal;

  • Comer cinco ou mais porções diárias de frutas e verduras;

  • Comer outros alimentos de origem vegetal, tais como: pão, cereais e seus produtos, arroz, massas ou leguminosas, várias vezes ao dia;

  • Limitar consumo de alimentos gordurosos, particularmente de origem animal;

  • Preferir alimentos pobres em gordura;

  • Limitar o consumo de carnes, especialmente as ricas em gorduras;

  • Ser ativo fisicamente, pelo menos, por trinta minutos ou mais em vários dias da semana;

  • Manter o seu peso ideal;

  • Limitar o consumo de bebidas alcóolicas;

 

A alimentação pode modificar o processo de carcinogênese, principalmente nos estágios de iniciação ou promoção do câncer, exercendo maior influência no diagnóstico clínico.

 

Serviço: Drª Cristiane Feldman (CRN 961000848) é especialista em Fitoterapia, Nutrição Oncológica e Nutrição Clínica. Atende pela Clínica Granato no Rio de Janeiro, para agendar uma consulta, ligue na Central de Atendimento da Rede TEM 0800 836 88 36.

 

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