O que é medicina ortomolecular?

January 29, 2016

 

A medicina ortomolecular é um especialidade médica que baseia todo seu conceito nos radicais livres, células de alto poder oxidante que, em grupo, podem causar danos ao organismo.

 

Atualmente, sua prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, órgão que estabelece regras para esta atividade.

 

De acordo com portaria da Secretaria de Vigilância Sanitária, os termos “ortomolecular”, 

“biomolecular” e “oxidologia” passam a ser equivalentes no que diz respeito à área médica que tem “o propósito de atingir o equilíbrio das células e das moléculas do corpo humano por meio de intervenções terapêuticas”. 
 

Segundo Dra. Flávia Montenegro Libonati da Silva, endocrinologista e ortomolecular responsável na Clínica Granato, que faz parte da Rede TEM, “esses radicais livres, normalmente são eliminados em nosso organismo. No entanto, algumas doenças aumentam a sua produção, ou retardam a sua eliminação, acarretando inúmeros danos à saúde”, explica.

 

Sendo assim, a medicina ortomolecular visa o equilíbrio das funções vitais do corpo, e para isso, trabalha com substâncias naturais e reeducação alimentar.

 

As opções de tratamento na medicina ortomolecular vão desde a mudança do estilo de vida e de hábitos dietéticos, até o uso de diagnósticos complementares e medicamentos convencionais.

 

Quem se beneficia da medicina ortomolecular?


Todas as pessoas que desejam prevenir doenças podem se beneficiar da medicina ortomolecular, especialmente as que já sentem os sintomas de desgaste orgânico, mas somente depois que forem descartadas outras doenças que também podem dar origem a esses sintomas.

 

Os mais comuns incluem:


- Cansaço maior que o habitual;
- Falta de motivação;
- Perda de memória;
- Dificuldades sexuais; 
- Sono não reparador;
- Infecções repetitivas; 
- Sinais e sintomas de estresse. 

 

Porém, Dra. Flávia explica que crianças, gestantes e lactantes são considerados “grupos especiais”, merecendo uma avaliação  médica  cuidadosa, para saber a real necessidade de uma terapia anti-oxidante nessa fase em que se encontram”.

 

 

Serviço: Dra. Flávia Montenegro Libonati da Silva (CRM 5274195-7) é endocrinologista e ortomolecular. Atende na Policlínica Granato - Unidade São Conrado, às quintas, sextas e sábados. Para agendar uma consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 88 36.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca