O que faz a Terapia Ocupacional?

January 19, 2016

Hoje, dia 19 de Janeiro, comemora-se o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, segundo a Federação Mundial de Terapia Ocupacional, a Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com forte inserção nas áreas social e da educação.

 

Os profissionais da Terapia Ocupacional são chamados de Terapeutas ocupacionais e buscam desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social.

 

O terapeuta se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou uma empresa.

 

Novos rumos, novas possibilidades

 

Atualmente, a Terapia Ocupacional tem atuado também no campo educacional, avaliando e intervindo nas dificuldades de aprendizagem, nas adaptações ambientais e acessórios gerais que envolvem a tecnologia assistiva.

 

A atuação da Terapia Ocupacional na atualidade vem crescendo e ganhando novos rumos tanto na área de Reabilitação Física como na área da Saúde Mental.

 

“O terapeuta ocupacional também tem a competência de treinar toda a função de membro superior como a escrita, a função bimanual, atua na analgesia e correção de alterações articulares de ombro, punho e dedos”, explica a Dra. Lucimara J. Amorim, parceira da Rede TEM que atende em São José dos Campos, SP.

 

Um dos traços da profissão é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas.

 

O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades.

 

 

Serviço: Dra. Lucimara J. Amorim - Terapeuta Ocupacional (CREFITO 6348-TO) é parceira da Rede TEM e atende em São José dos Campos. Para agendar uma consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 88 36.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca