7 riscos da Obesidade

September 28, 2016

Recentemente, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 50% dos brasileiros estão acima do peso. A pesquisa também diz que o excesso de peso nos homens começa na juventude: na idade de 18 a 24 anos.

 


Estar acima do peso, ou obeso, não é só um problema estético. Estas condições elevam muito os riscos para outros problemas de saúde.

 

Veja alguns problemas de saúde com excesso de peso e à obesidade em adultos e crianças:

 

Insuficiência cardíaca

A obesidade é uma condição grave em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

 

Pressão alta


A pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue. Suas chances de ter pressão alta são bem maiores se você está acima do peso ou obeso.

 

Diabetes


A diabetes é uma doença em que a glicose, ou açúcar, no sangue está elevada. Diabetes é a principal causa de morte prematura, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e doença renal.

 

Gorduras no sangue anormais ou colesterol
Se você estiver com sobrepeso, está em maior risco de ter níveis anormais de gordura no sangue. Níveis anormais dessas gorduras no sangue são um fator de risco para doença coronariana.

 

Câncer

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver inúmeros tipos de câncer em 50%. Mulheres obesas, por exemplo, têm risco aumentado de câncer de endométrio e de ovário.

 

Infertilidade

A obesidade pode causar mudanças nos níveis hormonais das mulheres, que resultam em insuficiência ovariana. Mulheres acima do peso estão em risco de infertilidade.

 

Isolamento e problemas emocionais

Infelizmente ainda existe muito preconceito com pessoas obesas, em rotulá-las como preguiçosas, indisciplinadas, desleixadas, e sem falar em outros campos como empregabilidade e relacionamentos amorosos.

 

Como vimos, não são poucos os problemas de saúde que podem vir da obesidade. Mude sua alimentação. Faça sempre exames regulares e avaliação física para exercitar-se diariamente. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar.

 

Se você se encontra nessa situação, ou que ajudar um familiar, agende agora uma consulta com um endocrinologista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fonte: Ministério a Saúde.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca