6 sintomas que indicam que você precisa procurar um oftalmologista

September 21, 2016

A visão é um dos principais sentidos do ser humano e um dos que mais preocupa o paciente. E com razão. Escolhemos seis principais sintomas que indicam que você deve procurar um oftalmologista. Confira:

 

1. Piora da acuidade visual

 

Praticamente todas as doenças oculares graves começam com baixa da acuidade visual. Por isso, qualquer sinal de embaçamento visual deve ser levado a sério e a consulta com um oftalmologista é essencial para diferenciar a causa e estabelecer um tratamento adequado.

 

2. Lacrimejamento

 

Muitas pessoas encaram o lacrimejamento como um excesso de lubrificação nos olhos e não sabem que, na verdade, a principal causa disso é o olho seco. Isso ocorre porque o ressecamento ocular não é só causado por falta de lágrimas, mas também por uma lágrima de qualidade ruim. O reflexo natural do olho nesta situação é a produção excessiva de lágrima, que resulta em lacrimejar. O oftalmologista pode identificar a causa do olho seco e prescrever a medicação correta.

 

3. Coceira ocular

 

O prurido ocular, também conhecido como coceira, é uma queixa frequente nos dias de hoje, principalmente para quem trabalha com computador e em ambiente refrigerado. Essas duas situações levam o olho a ficar seco, o que pode causar prurido. Além disso, os ambientes secos favorecem as crises alérgicas, que também nos levam a coçar os olhos.

 

4. História familiar de glaucoma

 

O glaucoma, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença silenciosa e em suas fases iniciais não produz sintomas, nem piora a acuidade visual. Ter um parente de primeiro grau com glaucoma aumenta as chances de desenvolver a doença. Por isso, consultar um oftalmologista é essencial para um diagnóstico e tratamento precoce.

 

5. História de diabetes ou hipertensão arterial

 

Tanto o diabetes quanto a hipertensão arterial podem causar a retinopatia. A retina é a região dos olhos que é responsável pela formação da imagem que vemos e qualquer doença que a atinja pode ser grave. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de controlar a doença e prevenir a cegueira. Para adiantar, o principal fator que previne essa retinopatia é o controle adequado da glicose e da pressão arterial.

 

6. Desejo de usar lente de contato

 

A lente de contato é sinônimo de sensação de liberdade. Livrar-se dos óculos é o sonho de muitas pessoas. Mas a prescrição de lente de contato deve ser feita por um médico já que seu uso pode causar lesões graves como úlcera de córnea. A limpeza adequada das lentes e uma boa adaptação são fundamentais para o sucesso do seu uso.

 

 

Serviço: Mariana Soares é Oftalmologista e atende na Clínica Granato - Rio de Janeiro, parceira da Rede TEM. Se você estiver sentindo qualquer um dos sintomas acima, ligue para nossa Central de Atendimento 0800 836 8836 e agende uma consulta no Oftalmologista mais próximo.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca