Corrida ou Caminhada?

September 13, 2016

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física.

 

As pessoas ativas apresentam mais vigor, resistem mais às doenças e permanecem saudáveis.  Além disso, são mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

 

Veja as principais diferenças entre correr e caminhar:

 

Correr

  • Condicionamento físico melhor

  • 15 minutos 5 vezes por semana

  • 5,5 calorias por minuto

  • Maior impacto. Pode causar até fraturas

 

Caminhar

  • Para quem está sedentário e começando atividade física

  • 30 minutos 5 vezes por semana

  • 10 calorias por minuto

  • Tem menos impacto para o corpo

 

7 Dicas para se exercitar

 

  • Avaliação médica é imprescindível é obrigatória para qualquer atividade, sendo amador ou profissional.

 

  • A atividade física previne doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doenças cardíacas, entre outras.

 

  • Não existe um melhor horário para se exercitar. Faça quando tiver vontade. Se for ao ar livre observe os horários: antes das 10h e pós 16h, devido aos raios solares.

 

  • É fundamental escolher bem as roupas e calçados. A roupa deve ser leve, principalmente para as atividades ao ar livre. 

 

  • O tênis deve respeitar o tipo de pisada do praticante. Para descobrir qual é sua pisada e qual tipo de amortecimento indicado, consulte um ortopedista. 

 

  • Não faça nenhum exercício em jejum. Coma pelo menos uma fruta.

 

  • Alongue-se antes de qualquer atividade.

 

E agora? Pronto para começar?

 

Agende sua avaliação física agora com um cardiologista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fontes: Ministério da Saúde e IG.

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