Seu pai está saudável?

August 11, 2016

 

São estatísticas tristes: hoje de cada três pessoas que morrem duas são homens. Das doenças que matam 60% estão ligadas ao sistema cardiovascular ou cerebral. E ainda tem a principal causa de morte evitável do mundo: o tabagismo.

 

Para evitar sustos, a melhor conduta é a prevenção. Consultas regulares ao médico são essenciais para medir a pressão arterial, controle de peso, orientação nutricional, além de avaliação física. Algumas das moléstias mais comuns nos homens são:

 

Obesidade masculina

 


As principais causas são a adoção de um estilo de vida sedentário, e dietas ricas em açúcar e gorduras, e pobres em frutas, verduras, legumes e grãos.

 

O indivíduo obeso fica vulnerável a uma série de complicações, entre elas, o diabetes tipo 2, as doenças relacionadas com o aumento de gordura no sangue (como as cardiovasculares, que incluem o infarto  do miocárdio), a hipertensão arterial, a gota, apneia do sono e a infertilidade.

 

Doenças cardiovasculares

 

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como o infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.

 

As causas da aterosclerose podem ser de origem genética, mas o principal motivo para o acúmulo é comportamental. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, colesterol alto e consumo excessivo de álcool são as principais razões para a ocorrência de entupimentos das artérias.

 

Tabagismo


 

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.

 

O tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina, pois, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozoide. Os mesmos prejuízos são atribuídos ao cachimbo e ao charuto. Apesar de não serem tragáveis, possuem uma concentração de nicotina maior, que é absorvida pela mucosa oral.

 

Os tratamentos mais eficazes unem apoio medicamentoso com mudanças de hábitos. Após um ano, o risco de enfarto cai pela metade e depois de dez anos é igual ao de uma pessoa não fumante. Após dez anos, também o risco de câncer de pulmão diminui 50% e se iguala ao de um não fumante depois de 20 anos.

 

Câncer de próstata

 

É o câncer mais comum no homem após os 50 anos. O mais preocupante é que o câncer de próstata inicial não dá sintoma. Só o produz nas fases avançadas, quando cresceu tanto que interfere na função miccional ou provoca metástases em ossos, dando origem à dor.

 

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

 

A realização do exame preventivo a partir dos 40 anos é fundamental, pois permite o diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura do paciente. Os exames são o digital da próstata, o de toque retal, a avaliação laboratorial por exame de sangue e a ecografia.

 

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

Ligue agora e agende uma consulta com um médico da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fontes: Ministério da Saúde e Hospital A.C.Camargo.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca