Dentes super sensíveis

August 9, 2016

Hummm... se você adora, mas está evitando tomar sorvete por causa daquela dorzinha incômoda que nunca vai embora, este artigo é para você.

 

A dorzinha é causada por um excesso de sensibilidade nos dentes. Isso acontece quando a dentina (camada exterior dos dentes) fica exposta devido a algum recuo do tecido da gengiva. Isso expõe parte das raízes que não estão cobertas pelo esmalte duro.

 

Existem milhares de aberturas muito pequenas conectadas com o nervo central, ou com a polpa do dente. Esses furos minúsculos permitem que as temperaturas extremas, ou o doce, cheguem aos nervos, ocasionando a dor repentina.

 

A sensibilidade dentária pode ser desencadeada por diversos fatores. A escovagem muito dura, ou muito brusca, ou escovas com cerdas duras, desgastam o esmalte com o passar do tempo, fazendo com que a dentina termine exposta.

 

Segundo a Dra Fernanda Galves Rodrigues Koubik, o primeiro passo para identificar a origem da dor é examinar a causa do problema. “A principal causa está relacionada ao desgaste do esmalte dos dentes”, explica.

 

Ao perder essa proteção, o calor, o frio e a acidez dos alimentos acabam entrando em contato com as células nervosas dos dentes através da dentina e provocando dor.

 

Tratamentos disponíveis

 

Dependendo do caso, existem algumas opções de tratamento, até mesmo laser, e o seu dentista pode indicar pastas de dentes específicas para sensibilidade que ajudam bastante.

 

Para evitar o problema da sensibilidade excessiva nos dentes, preparamos uma lista de atitudes que você deve fazer para evitar.

 

Confira:

 

  • Utilize escovas com cerdas macias e pontas arredondadas. A escovação deve ser suave, nunca com muita pressão. Lembre-se de usar fio dental sempre antes da escovação.

  • Evite cremes dentais clareadores e, se possível, prefira os desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes.

  • Fuja das soluções caseiras a base de bicarbonato de sódio. Hoje, há produtos específicos para atenuar a dor e que podem ser encontrados em farmácias. 

  • Evite tratamentos clareadores sem indicação do cirurgião-dentista.

  • Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade.

  • Escove bem os dentes — ao menos duas vezes por dia — e visite seu cirurgião-dentista a cada seis meses.

 

 

* Serviço: Dra Fernanda Galves Rodrigues Koubik (Crosp 95728) atende na Clínica Mood Odontologia, parceira da Rede TEM. Para agendar uma consulta, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.


 


 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload