A importância do leite materno

June 22, 2016

 A experiência com a amamentação costuma ser diferente entre as mulheres, algumas passam por dificuldades iniciais, enquanto outras não encontram problemas. Mas todo esforço é válido, já que é o leite é essencial para a saúde dos filhos.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.

 

É indicado que ainda na sala de parto, nas primeiras horas de vida, aconteça a primeira ida ao seio materno. O leite nos primeiros dias pós-parto é chamado de colostro. Nele os fatores que protegem contra doenças estão em grande quantidade, funcionando como a primeira vacina para o bebê.

 

O Leite Materno


 

É a alimentação ideal para todas as crianças. Possui nutrientes capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.

O leite humano é um alimento inimitável devido a sua complexa composição e o único que pode ser oferecido direto de mãe para filho. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. 


Dicas para amamentar

 

A mulher se prepara para a amamentar ao mesmo tempo em que se prepara para a maternidade. A amamentação é um dos cuidados importantes para a mulher-mãe e seu bebê.

 

  • Converse sobre amamentação com outras mulheres e com profissionais especializados

  • Busque o apoio do companheiro, da família e dos profissionais de saúde

  • Cuide da sua condição emocional e da alimentação

  • Prepare os seios para a fase da amamentação: exponha o seio ao sol da manhã (até 10 h) por 15 minutos e use sutiã confortável, preferindo o de algodão

  • Não faça pressão sobre a mama para verificar se está saindo leite

  • Não utilize cremes e pomadas na parte escura da mama (aréola e mamilo)

 

Além disso, a amamentação favorece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso.

 

Em caso de dúvidas agende agora uma consulta com um obstetra da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca