Melatonina: o hormônio do sono

June 8, 2016

A melatonina é um hormônio natural produzido pela glândula pineal, que tem o tamanho de uma pequena ervilha e situa-se no centro do cérebro.

 

A secreção da melatonina produz-se durante a noite, em resposta à escuridão. Atinge um nível máximo no meio da noite, depois diminui até à manhã.  A produção de melatonina diminui com a idade.

 

A melatonina regulariza e controla o nosso relógio biológico: melhora o sono, estimula o sistema imunológico e protege o sistema nervoso central. A melatonina é um antioxidante extremamente potente e versátil, que protege cada parte da célula e cada célula do organismo, incluindo os neurônios.

 

Estima-se que, somente nos Estados Unidos, mais de três milhões de americanos não passam uma noite sem um comprimido de melatonina para potencializar o hormônio. Por lá — e na Europa também — a substância é aprovada pelos órgãos reguladores como um suplemento. Aqui no Brasil ela não pode ser vendida, pois não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A melatonina ajuda a prevenir

  • Enxaqueca 

  • Câncer 

  • Queda de cabelo 

  • Insônia em idosos

  • Alzheimer

  • Depressão

  • Envelhecimento

Potencialize sua melatonina natural 

  • Tenha disciplina e procure dormir sempre no mesmo horário

  • Prepare o ambiente: colchão e travesseiro confortáveis, cortinas fechadas, luzes apagadas, limpo, escuro e silencioso

  • Cuidado com tv’s e celulares no quarto para não se distrair

  • Durma cedo, acorde cedo e durma, no mínimo, 8 horas por noite

  • Realize atividades relaxantes preparatórias para o sono, como um banho quente e massagens

  • Não faça uso de remédios para dormir sem prescrição médica

 

Em caso de dúvidas, agende agora uma consulta com um médico especializado da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto do Sono.

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