Alimentação Diabética

June 2, 2016

Em comum todos esses alimentos possuem baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo.

 

Veja os benefícios de alguns alimentos essenciais como o abacate, os peixes de águas profundas, as leguminosas, a linhaça e a chia e a batata yacon. 

 

Abacate

O abacate é um ótimo alimento para os portadores de diabetes. Isto porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas e também possui poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde.

 

Peixes de águas profundas e frias

Os peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Uma pesquisa realizada na Espanha analisou o consumo de carne e peixe em pessoas com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe, que é rico em ômega 3, está associado a menor incidência de diabetes e a diminuição da concentração de glicose, enquanto o consumo de carne vermelha está relacionado à obesidade. 

 

Leguminosas

As leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas. Procure ingerir até duas porções de leguminosas por dia.

 

Linhaça e chia

A linhaça e a chia possuem fibras solúveis que estão relacionadas com a prevenção e também são boas para quem tem diabetes. Isto porque como todos os alimentos ricos em fibras, elas vão evitar que ocorram os picos de glicose e da produção de insulina.

 

Batata Yacon

Um carboidrato simples pode ser rapidamente ingerido pelo organismo, aumentando as taxas de glicose e insulina, enquanto no caso do carboidrato da batata yacon ocorre o contrário. O corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade e por isso a absorção é mais lenta.

 


Existem outros alimentos benéficos aos diabéticos como a aveia, as farinhas ricas em fibras, as gorduras boas como as amêndoas, o iogurte sem gordura, as frutas vermelhas, a manga, a banana verde, a cebola e o alho. Consulte sempre seu médico que saberá indicar o seu cardápio.

 

Prevenção

A diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes são:

  • Obesidade

  • Ingestão de açúcar e gordura em excesso

  • Sedentarismo

  • História familiar e herança genética

  • Idade

  • Stress

  • Alcoolismo

A prevenção da diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco ou não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

 

Para quem tem o diagnóstico de diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controle da doença e para uma maior qualidade de vida.

 

Em caso de dúvidas, tratamento e para montar um cardápio, agende agora uma consulta com um endocrinologista ou com uma nutricionista especializados da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fonte: Ministério da Saúde

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