Saúde dos Olhos

May 10, 2016

Os olhos são sensíveis a lesões e doenças, e uma grande parcela da população do Brasil sofre com doenças dos olhos.

 

Algumas doenças, em estados mais graves, causam a perda parcial ou total da visão.

 

Dicas TEM

 

A hidratação ainda é a forma mais efetiva contra a perda líquida, pois ajuda a lubrificar. Beba sempre muita água e sucos naturais.

 

Boa iluminação, temperatura quente ou amena. 

 

Colírios e géis também são de grande valia nesta fase de tempo seco. Só use se tiver prescrição médica.

 

Doenças Oculares Mais Comuns

 

- Conjuntivite - A conjuntivite é uma inflamação causada por bactérias, fungos, vírus ou alergias, não afeta diretamente e em longo prazo a visão. O tratamento é rápido, normalmente com antibiótico, antialérgico e compressas de soro fisiológico.

 

– Miopia e Hipermetropia - A miopia e a hipermetropia é a doença ocular mais conhecida, atinge qualquer idade e a visão fica distorcida, caso a pessoa não utilize óculos para corrigir, começa a sentir dores forte de cabeça. O tratamento é através de óculos, lente ou cirurgia, em casos necessários. A miopia é a dificuldade de enxergar de longe e a hipermetropia, a dificuldade de enxergar de perto.

 

– Astigmatismo - O astigmatismo é uma doença causada pelo formato irregular da córnea, fazendo que a pessoa tenha visão borrada e os olhos sensíveis a luz, sem a utilização de óculos, a pessoa sente fadiga e enxaqueca. Além dos óculos, lentes de contato também são utilizadas no tratamento.

 

– Presbiopia - Mais conhecida como vista cansada, causa dificuldade de focalizar um determinado objetivo de perto, principalmente letras e números. De acordo com especialistas, atinge 90% dos brasileiros. Em muitos casos é necessário uso de óculos e lentes de contato.

 

– Catarata - É a opacidade total ou parcial do cristalino, normalmente acontece com a idade avançada. As maiores causas são o diabetes e o uso de alguns medicamentos por um longo período. Em casos mais graves, se a pessoa não procurar um tratamento oftalmológico, pode levar a cegueira.

 

– Glaucoma – Uma das doenças oculares mais temidas pela população, está relacionada ao aumento de pressão nos olhos. Em casos graves, também pode levar a cegueira. O tratamento é realizado através de colírios, em sua maioria, colírios de alto custo.

 

Somente um médico em um consultório oftalmológico pode avaliar as causas e intensidades das doenças.  É muito importante que pessoas com problemas de visão, que já utilizam óculos ou lentes, façam um acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano.

 

Em caso de dúvidas, agende agora uma consulta e informe-se com um oftalmologista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Se precisar comprar algum medicamento por orientação médica, lembre-se de apresentar seu Cartão TEM nas farmácias credenciadas. Todos os medicamentos tem 20% de desconto. Saiba mais sobre este benefício aqui e encontre a farmácia credenciada mais próxima de você aqui.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload