A psicologia da pele

May 10, 2016

Hoje em dia, não podemos mais negar a interação entre o corpo e a mente: sabemos que muitas doenças de pele tem sua origem de fundo emocional.

 

Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifesta em um órgão, que varia de acordo com uma tendência pessoal.

 

O estresse funciona como um gatilho, seja para desencadear o início de uma nova doença de pele ou seja também para trazer a piora do quadro.

 

A pele e a mente

 

Quando o órgão atingido é a pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: alopecia aerata - desordem que produz queda de cabelo súbita, acne escoriada, o líquen plano e simples – inflamações cutâneas.

 

Segundo o médico dermatologista parceiro da Rede TEM, Dr. Rodrigo César de Oliveira, do Instituto da Pele Alphaville  “há também aquelas que além do fator emocional , necessitam de uma história familiar ou componente genético que influencie, como no caso do vitiligo e psoríase”, explica.

 

A psoríase é uma inflamação crônica caracterizada por lesões avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Aparecem nos cotovelos, joelhos, no couro cabeludo e nas unhas ou espalhadas pelo corpo.

 

Lembrando que o dermatologista deve avaliar o tratamento ideal, ou mesmo a fototerapia, que pode ter bons resultados. Entretanto, Dr. Rodrigo alerta para o fato de que o componente emocional na psoríase é muito importante. “É comum ver uma grande piora quando o paciente está passando por um momento de ansiedade ou estresse, em alguns casos são indicados um acompanhamento psicológico”, alerta o especialista

 

 

* Serviço: O Instituto da Pele Alphaville é parceiro da Rede TEM. Para agendar uma consulta, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

 


 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload