Depressão Infantil: fique atento!

April 20, 2016

 Provocada por fatores que vão desde a predisposição genética até a experiência de episódios traumáticos no ambiente familiar, a depressão infantil traz problemas de gente grande para a mente ainda em desenvolvimento das crianças. Uma epidemia silenciosa que pode se espalhar, independentemente de condição social, econômica e cultural.

 


Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais diversos. Entre as crianças, o índice de depressão também é preocupante. Nos últimos 10 anos, de acordo com a OMS, o número de diagnósticos em crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5 para 8%, o que representa um problema ascendente.

 

Sintomas

 

Alguns pesquisadores afirmam que mesmo um bebê com 6 meses de idade, pode apresentar sintomas depressivos, como choro excessivo sem motivo, irritabilidade, desinteresse, poucas respostas aos estímulos do ambiente, falta de apetite e alterações no sono.

 

Nos maiores a partir dos 4 aos 12 anos de idade, aparece sob a forma de noites mal dormidas, insociabilidade, tristeza, alterações de humor como irritação e choro frequente, sofrimento moral e sentimento de rejeição. Isso sem falar no declínio do desempenho escolar, fobias, dores somáticas, recusas a ir à escola e até dificuldades em fazer amigos.

 

Tratamentos

 

O que diferencia a depressão das tristezas do dia a dia são a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança.

 

Na depressão infantil, as psicoterapias são muito indicadas para tratamento, especialmente nos casos de sintomas mais leves. Os medicamentos para transtornos de humor na infância, só devem ser prescritos por um médico em casos muito graves, onde persistam os sintomas.



 

Fique atento a esses sinais para saber quando levar seu filho para uma avaliação profissional.

 

Agende uma consulta com um médico especialista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Psiquiatria, site IG e site do Ministério da Saúde.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca