10 hábitos de uma vida saudável

April 6, 2016

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, na data de 7 de Abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. A cada ano, a instituição escolhe um tema central para ser debatido, este ano o tema centra é a luta contra a diabetes.

 

Também será lançado um relatório mundial sobre a doença, que irá "descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva da diabetes", segundo informações no site da OMS.

 

Em 2012, a doença foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de mortes, com mais de 80% das que ocorrem em países de baixa e média renda. Hoje em dia, uma em cada doze pessoas – 62 milhões – vivem com diabetes nas Américas.

 

O número triplicou desde 1980 e a doença é atualmente a quarta causa de morte na região, depois de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e demências. OMS estima que o diabetes será a 7ª principal causa de morte em 2030.

 

Tratamento e prevenção

 

É importante ressaltar que a diabetes tem tratamento e pode ser controlada. A gestão da doença previne complicações. Estas são algumas das mensagens centrais da campanha da OMS deste ano.

 

Segundo o Clínico Geral e Gastroenterologia, Dr. José Luiz Amuratti Gonçalves, da Policlínica Medcenter, parceira da Rede TEM, " Diabetes é uma condição patológica que se tornou uma enorme problema de saúde pública. Ela agride as artérias e tecidos devido ao acúmulo de açúcar que, ao invés de entrar nas células, continua em circulação. Sua presença danifica estas artérias, que por sua vez, nutrem os órgãos, deixando-os vulneráveis.". 

 

A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

 

1. Obesidade

2. Ingestão de açúcar e gordura em excesso

3. Sedentarismo

4. História familiar e herança genética

5. Idade

6. Stress

7. Alcoolismo

 

A prevenção do Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

 

Desta forma, preparamos uma lista de 10 hábitos de vida saudável para você relembrar e avaliar seus hábitos. São eles:

 

10 hábitos de uma vida saudável

 

 

1. Alimente-se bem

 

Inclua na sua dieta uma porção de frutas, verduras e fibras. Equilibre as quantidades de proteínas e carboidratos, assim como as gorduras e açúcares. Evite comer muita fritura e doces, além de pratos congelados com muito sódio. 

 

 

 

 

2. Durma bem

 

Seu corpo necessita de um período de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias. Uma boa noite de sono repõe todas as energias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente.

 

 

 

 

 

3. Beba água

 

A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. A quantidade recomendada é de 1 litro e meio a dois litros. Evite bebidas açucaradas.

 

 

 

 

 

4. Pratique exercícios físicos

 

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente, inclua caminhadas (ainda que por alguns minutos por dia); qualquer exercício é melhor do que não fazer exercícios.

 

 

 

 

5. Cuide da sua postura

 

Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos quando estiver no trabalho. Os alongamentos ajudam a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.

 

 

 

 

 

 

6. Modere no álcool

Nada em excesso faz bem. Principalmente o álcool. Atenção a tudo em excesso.

 

 

 

 

 

 

 

7. Esqueça cigarro

 

 

Tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam o desempenho do corpo para quaisquer atividades. O consumo de qualquer droga pode levar a outra, e a droga mais relacionada ao tabagismo é o álcool.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Use protetor solar

 

Os benefícios em longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Usar filtro todos os dias evita câncer de pele e o envelhecimento precoce.

 

Se a exposição ao sol é pouca basta usar o FPS 15, mas se for alta, use ao menos o fator 30.

 

 

 

 

 

9. Relaxe 

 

Hoje em dia o estresse é apontado como um dos grandes causadores de doenças. O estresse é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos. Faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Cultive bons amigos

 

 

Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Aposte! :-) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Serviço: Essas são as dicas TEM para viver melhor e prevenir doenças.  Dr. José Luiz Amuratti Gonçalves (CRM SP-51419), da Policlínica Medcenter, é parceiro da Rede TEM. Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento de Acupuntura pela rede TEM, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836. 

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