31 de Março - Para repensar sua alimentação

March 30, 2016

 

No dia 31 de Março é comemorado o Dia Mundial da Nutrição. Acreditamos que é mais uma excelente oportunidade para lembrarmos como a alimentação saudável pode ajudar na prevenção de diversas doença, incluindo cancêr, doenças cardiovasculares e diabetes.

 

Por exemplo, o câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado rápido e invasivo de células com alteração de seu material genético.

 

Enquanto nos homens o câncer de pulmão é o responsável pelo maior número de mortes, nas mulheres o vilão é o câncer de mama. Assim o foco deve ser a prevenção de novos casos – é aí que a nutrição saudável é essencial, já que a obesidade é apontada como uma causa principal de câncer que pode ser evitada, assim como o consumo de alimentos altamente processados.

 

Uma alimentação desequilibrada, pobre em vitaminas e minerais e fitoquímicos antioxidantes e rica em alimentos processados, açúcar e gordura saturada pode aumentar o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

 

Alimentos funcionais

 

São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

 

Em outras palavras, oferecem vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo que já faz parte da sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, que já citamos anteriormente.

 

Lembrando que é necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados.

 

A indicação geral de todos os nutricionistas, fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados que são benéficos à saúde, se encontra nesses alimentos.

 

Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

 

Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Confira abaixo alguns alimentos funcionais e a quantidade recomendada.

 

 

 

Peixes do mar (sardinha, salmão, anchova, atum)


Todos já sabem o quanto o termo “Ômega-3" virou moda, mas não foi à toa. Ele melhora a gordura do sangue, tem ação antioxidante, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

 

Porém, o maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças.


Quantidade: 180 g por dia, o equivalente a 2 filés pequenos.

 

 Chá verde


O chá verde, que é produzido da Camellia sinensis, contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Ele também protege contra Alzheimer e demência.

 

Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso.

 

Além disso, melhora a função celular do sistema circulatório. E tem mais: estudos recentes mostram que ele pode proteger contra o glaucoma e outras doenças da visão.


Quantidade: de 4 a 6 xícaras por dia.

 

 

Aveia


Cuida do coração, combate o envelhecimento precoce e turbina o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar.

 

Reduz também os níveis totais de colesterol, bem como o LDL — e sem efeitos adversos no HDL.

 

Quantidade: 40 g de farelo de aveia por dia.

 

Probióticos

 

Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.


Além de favorecer o sistema imunológico, pois impedem que bactérias e outros organismos nocivos se reproduzam e comprometam a saúde.  

 

Estão presentes em iogurtes e leites fermentados

com os micro-organismos. 

 

Quantidade: três vezes por semana.

Linhaça

 

A linhaça reúne minerais (possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

 

 

Quantidade: 1 colher (sopa) cheia por dia. Compre a semente (prefira a dourada), triture e misture a iogurtes, leite, sucos etc.

 

 

 

 

Fontes: Ministério da Saúde - Biblioteca da Saúde - Alimentos funcionais

 

 

 

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