Dicas para estimular sua memória

March 16, 2016

Desde o nascimento, o ser humano perde e repõe neurônios – células nervosas responsáveis pela produção e condução dos estímulos.

 

Com o envelhecimento, a capacidade de reposição dessas células diminui.

 

Para manter a memória saudável e eficaz é preciso começar a treinar desde cedo. E não basta ler livros ou jornais, é preciso também dialogar, expor opiniões.

 

Ao ler um livro, a pessoa pode apenas guardar a informação sem discuti-la, o que não tem o mesmo efeito no cérebro.

 

Não existem medicamentos específicos para o tratamento da perda memória. Então, para conservar ou melhorar sua memória, a melhor maneira é exercitar. Veja abaixo dicas que podem ajudar.

 

- Atividades diárias: Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia. Agenda: tenha sempre à mão papel e caneta para anotar e ajudar a lembrar seus compromissos. Aprender novas habilidades: computador, pintura, música, etc.

 

- Cultivar a atenção: Ater-se aos fatos mais importantes que ocorreram durante o dia, procurando guardá-los; exercitar-se olhando para objetos simples, mantendo a concentração; ler um texto, procurando refletir somente sobre o mesmo.

 

- Exercícios mnemônicos:  Associar fatos a imagens, procurando guardá-los na memória.

 

- Alimentação:  A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. A dieta deve ser bem balanceada entre proteínas, gorduras, açúcar e vitaminas. Dê preferência aos produtos naturais. A água também é muito importante.

 

- Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção e conservar a memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória. A depressão dificulta muito o processo de memorização.

 

- Atividade física: Os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente.

 

- Sono: O repouso cerebral é muito importante para ter uma boa memória.

 

Somente médicos e exames clínicos podem detectar qualquer problema sério em sua memória. Em caso de dúvidas ou excessos de sintomas, agende agora sua consulta com um especialista TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

 

Fontes: Wikipédia e Hospital Albert Einstein

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca