A digestão começa na boca

March 12, 2016

 

Se você é daquelas pessoas que almoçam em 10 minutos, pode se preparar para mudar de hábito. Profissionais de saúde de diversas áreas médicas e odontológicas alertam para a importância de se mastigar bem os alimentos.

 

Comer devagar tem muito mais benefícios para saúde do que você pode imaginar. A mastigação tem um efeito físico e mecânico para quebrar os alimentos, mas também estimular a produção de enzimas digestivas. Além disso, a saliva é parte responsável pela quebra de carboidratos, o que facilita a digestão quando chega no estômago.

 

Especialistas também alertam para o fato de que, toda vez que a língua bate no céu da boca para ajudar a engolir, o cérebro manda a informação para liberar endorfina, o que provoca a sensação de saciedade.

 

Segundo o odontologista Dr. Augusto Davimi, parceiro da Rede TEM, “mastigar devagar ajuda a quebrar melhor os alimentos e saciar a fome mais rápido. Além de evitar diabetes, obesidade, gastrite e até o surgimento de úlceras no futuro”, explica.

 

O odontologista alerta para o fato de que, o aumento do consumo de alimentos processados facilita o mastigar veloz, uma vez que eles estão ficando mais moles e fáceis de triturar. “É preciso estarmos atentos para que alguns hábitos não atrapalhem nossa saúde. Recomenda-se mastigar o alimento 10 vezes a cada vez que colocamos o garfo com o alimento na boca”, alerta Dr. Augusto.

 

 

Serviço: Dr. Augusto Davimi, é odontologista e parceiro da Rede TEM. Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 88 36.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload