Convivendo com a Melhor Idade

March 1, 2016

 

 

Estudos recentes mostram que, em 2030, o Brasil será um país majoritariamente de idosos.

 

Haverão cerca de 40,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, enquanto o número de jovens (de 0 a 14 anos) será de 36,7 milhões.

 

Para lidar com essa população, um dos conceitos discutidos pelo Ministério da Saúde é o do “envelhecimento ativo”, que consiste em medidas e ações de políticas públicas que tem como objetivo ampliar o foco de atenção para dimensões positivas da saúde, para além do controle de doenças.

 

Porém, é preciso saber viver com as diferenças do dia-a-dia para quem convive com idosos. Desta forma, perguntamos à psicóloga da Rede TEM, Natália de Genova, algumas dicas de convivência e a importância de fazer terapia durante a terceira idade.

 

Segundo Natália, uma das principais queixas relatadas em seu consultório é a solidão, o receio de ficar sozinho (a) pelo luto de amigos e familiares ou até mesmo pela partida dos filhos quando saem de casa para constituir sua família.

 

Além disso, a psicóloga reforça que “não podemos esquecer a incapacidade física que pode acarretar em dependência de terceiros e o medo da morte. Muitos relatam que se sentem impotentes em algumas tarefas do dia-a-dia e com a ausência dos filhos, em alguns momentos, se sentem desamparados”.

 

Dicas para viver bem

 

  • A Psicoterapia é uma das modalidades que podem auxiliar a enfrentar a ansiedade e depressão, que geralmente surgem nessa fase da vida.

  • A tecnologia também pode ajudar na aproximação da família para que o idoso não se sinta sozinho e também no exercício da memória e da saúde cognitiva em geral.

  • A prática da caminhada é também uma boa opção para se manter em forma e ativo.

  • O vínculo familiar também é um dos aspectos que contribui para a qualidade de vida do idoso. Porém, é necessário que compreendam esse momento; desenvolver a paciência e demonstrar carinho são essenciais no processo de cuidar do idoso. 

  • O lazer na vida do idoso pode trazer frutos inimagináveis influenciando na motivação e no cultivo da felicidade. 

 

Serviço: Natália de Genova (CRP: 06/110033), é Psicóloga e parceira da Rede TEM. Para agendar uma consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 88 36.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca