Limpeza dentária periódica: prevenir sempre!

December 10, 2015

Poucas pessoas sabem, mas a limpeza dentária (também conhecida como profilaxia) é um dos tratamentos mais importantes da saúde preventiva, pois é responsável pela prevenção de doenças bucais e periodontais, aquelas que acontecem nas gengivas.

 

Além disso, especialistas afirmam que o acúmulo de tártaro pode causar sérios problemas aos diabéticos e transplantados. O que muitos não sabem é que os portadores de diabetes estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças na boca, como cáries e doenças periodontais, causadas pelo acúmulo da placa bacteriana na superfície dos dentes.

 

Além disso, o diabetes pode ser agravado caso não haja uma higiene oral adequada, pois assim como qualquer infecção, a doença periodontal pode dificultar o controle da glicemia e, ao mesmo tempo, o diabetes pode afetar e agravar a infecção bucal.

 

Como é realizado o procedimento?

 

Durante a limpeza, os dentes do paciente recebem jatos de bicarbonato de sódio que limpam a placa bacteriana. O aparelho de ultrassom e a limpeza manual (raspagem) também são utilizados para retirar o tártaro.

 

Segundo o odontologista Dr. Augusto Davimi, parceiro da Rede TEM que atende na região da Paulista, em São Paulo, a limpeza funciona como uma manutenção da saúde bucal, à procura de cáries, tártaros, infiltrações e manchas externas, originadas da ingestão de café, vinho tinto e alimentos com muitos corantes.

 

Uma outra vantagem da limpeza periódica é a possibilidade de clareamento dos dentes. “Sempre há um branqueamento com a limpeza frequente, mas o grau depende de cada pessoa. Influenciam a questão genética, e a idade do paciente, o tecido dental e se há restauro ou próteses”, explica Dr. Augusto.

 

Qual a frequência ideal para realizar a limpeza dentária?

 

Uma sessão já é suficiente para a realização da limpeza. O correto é a cada seis meses consultar o dentista, mas isso depende também da tendência para o surgimento de manchas. Em alguns casos, os pacientes são aconselhados a visitarem a cadeira do dentista a cada quatro meses.

 

Lembrando que a manutenção da limpeza se dá pelo uso do fio dental e escovação diária após as refeições.

 

Serviço: Dr. Augusto Davimi, é odontologista e parceiro da Rede TEM. Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 88 36.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload