Atenção aos embutidos

November 12, 2015

 

Nas últimas semanas muito tem se falado do relatório publicado pela OMS – Organização Mundial de Saúde que classifica as carnes embutidas como alimentos de alto risco cancerígeno, junto com o cigarro, o álcool e o amianto.

 

Quem não abre mão do sanduíche com presunto, pão com mortadela e cachorro-quente agora tem que se preocupar ainda mais com os hábitos alimentares.

 

De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável".

 

O alerta da OMS não é uma novidade entre os especialistas de saúde e serve muito mais para aumentar a consciência do impacto da alimentação equilibrada na saúde do indivíduo como um todo, do que se tratar de orientação clínica.

 

Segundo a Dra. Valesca Coimbra, nutricionista Clínica e Desportiva do Rio de Janeiro, o ideal seria não consumir carnes processadas, ou seja, embutidos em geral, pois não possuem qualidades nutricionais que proporcionem benefícios à saúde em geral.

 

Entretanto, em relação à carne vermelha, alguns especialistas são mais cautelosos. Pois, uma vez consumida com moderação, a carne vermelha é rica em vitamina B12, ferro e proteína. O recomendado é ingerir 100 gramas de duas a três vezes por semana.

 

Prevenir sempre!

 

Para quem acredita que prevenir é sempre melhor do que remediar, é importante lembrar que existem em nossa cadeia alimentar alimentos que possuem propriedades antioxidantes que assumem um papel fundamental na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

 

“Substâncias como isoflavonas, catequinas, betacarotenos, bioflavonóides, ômega-3, vitamina E e C, entre outras, podem anular os radicais livres - substâncias produzidas pelo nosso organismos, capazes de causar danos às células, levando ao câncer ou demais doenças cardiovasculares”, explica a Dr. Valesca.

 

Os principais alimentos antioxidantes são: chá verde, uvas, nozes, frutas vermelhas e cítricas, semente de chia e de linhaça, couve, espinafre, entre outros.

 

Serviço: A Dra. Valesca Coimbra, nutricionista Clínica e Desportiva (CRN-RJ 09100165) atende no Rio de Janeiro. Para agendar uma consulta, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload