Reumatismo é doença de idoso. Será?

October 30, 2015

Hoje é o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Essa data tem o objetivo de esclarecer à sociedade sobre os problemas de saúde relacionados com os mais de 100 tipos de doenças reumáticas.

 

As principais doenças reumáticas são: artrite reumatóide, osteoartrite (artrose), lúpus, artrite idiopática juvenil, fibromialgia, tendinite, bursite, artrite reumatóide juvenil, esclerodermia, soronegativas, febre reumática, gota, lombalgias, polimialgias, pseudo-gota, reumatismo das partes moles, vasculites, etc.

Quando não tratadas correta e precocemente, as doenças reumáticas podem desenvolver deformidades e degenerações, levando a deficiências irreversíveis na pessoa atingida. Nenhuma das doenças reumatológicas possui cura.
 

Fatos e Mitos

Veja abaixo uma lista de mitos e as verdades sobre os fatos da Reumatologia.

 

Mito:

Reumatismo ataca no frio

Fato:

O ambiente mais frio apenas aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa levando o paciente a acreditar que a doença atacou por causa do frio.

 

Mito:

Reumatismo no sangue

Fato:

Este é uma expressão criada há muitos anos pelos próprios médicos para aqueles pacientes com dor e alguma alteração nos exames laboratoriais sem que necessariamente houvesse doença.

 

Mito:

Exames para reumatismo

Fato:

O termo reumatismo é vago como já foi mencionado acima. Os exames, quando solicitados, levam em consideração a queixa e o exame físico de cada paciente. A grande maioria deles é inespecífica e devem ser analisados com muito cuidado. Além disso, muitos destes exames podem estar alterados em indivíduos saudáveis.

 

Mito:

FAN positivo, o paciente tem lúpus

Fato:

Este exame laboratorial geralmente é positivo no lúpus eritematoso sistêmico. Contudo também pode estar presente em várias outras doenças, pelo uso de determinados medicamentos e até mesmo em pessoas saudáveis.

 

Mito:

Fórmula para reumatismo

Fato:

Isto não existe. Cada doença tem seu esquema terapêutico definido. Esta tal fórmula geralmente consiste num coquetel de drogas com efeito paliativo e freqüentemente associado a uma grande quantidade de efeitos colaterais.

 

Mito:

Dor nas articulações significa reumatismo

Fato:

Dor articular é uma manifestação clínica como outra qualquer. Pode estar presente em diversas patologias sem qualquer relação com reumatismo.

 

Mito:

Alimentos ácidos aumentam o ácido úrico

Fato:

O ácido úrico é um produto do metabolismo de uma variedade de proteínas chamada purinas. Já os encontrados em frutas e alimentos são o ácido cítrico, o ácido ascórbico e o ácido acético. Tem em comum apenas o fato de serem ácidos.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca