A cozinha inteligente e o aproveitamento de alimentos

September 18, 2015

 

Aproveitar partes não usuais das plantas pode ser bem vantajoso para a saúde e para o bolso, se feito de forma correta.

 

Por exemplo, talos de brócolis, cabinhos de couve manteiga e até mesmo ramas de beterraba ou cenoura ou folhas de couve-flor são partes tão ou até mesmo mais nutritivas do que as partes mais frequentemente utilizadas.

 

Segundo a Nutricionista Francis Agnez, responsável pelo Consultório Francis Agnez – Nutrição Funcional “podemos aproveitar as chamadas ‘sobras’ em refogados, para enriquecer sopas ou até mesmo acrescentar no final do cozimento do arroz, deixando assim os pratos mais vitaminados e coloridos”, explica.

 

“Raízes como batata e batata-doce podem ser cozidas e consumidas com a casca para preservarmos ainda mais os nutrientes em seu interior e para aumentar a quantidade de fibras, diminuindo assim o índice glicêmico da refeição. Ou seja, engorda menos”, lembra Francis.

 

Confira esta receita recomendada pela Nutricionista utilizando algumas sobras:

 

Arroz funcional

 

1 xícara de arroz integral cozido com cebola e alho (cozinhar como o arroz normal, porém considere 3 xícaras de água para cada xícara de arroz)

1 pires de chá de talos de brócolis picados em rodelinhas

1 pires de chá de folhas de beterraba picadinhas

1 pires de chá de cabinhos de couve em rodelinhas

1 pires de chá de cenoura ralada

1 colher de sopa de cebolinha verde picada

1 pires de chá de tomate picado

1 colher de sopa de cebola picadinha

1 colher de sopa de acho picadinho

2 colher de sopa de azeite de oliva

 

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite até murchar. Acrescente os vegetais (exceto o tomate) e refogue até cozinhar (fogo brando e com a panela tampada). Acrescente o arroz que já está cozido e misture até esquentar. Acrescente o tomate e refogue mais 3 minutos. Adicione a cebolinha verde picada e sirva em seguida acompanhando um peixe assado e salada de folhas verdes.                                                                         *foto ilustrativa

 

* Serviço: Francis Agnez, responsável pelo consultório Francis Agnez – Nutrição Funcional, faz parte da Rede TEM. Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do tratamento, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca