Miopia: problema de vista comum na infância

September 3, 2015

 

A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia são os problemas de vista mais comuns em crianças e bebês. Segundo estudos, os problemas de vista afetam mais de 20 por cento das crianças em idade escolar.

 

Tudo isso também pode ser consequência de um grande esforço: a televisão, o computador, etc., são aparelhos que exigem muito do sistema visual da criança, chegando a impedir, em alguns casos, seu adequado desenvolvimento.

 

É muito importante que as crianças sejam examinadas para identificar potenciais problemas visuais que possam prejudicar seu desempenho na escola. A visita ao especialista pode ser feita a partir do primeiro ano de vida.

 

O cuidado dos olhos nas crianças também inclui protegê-los dos efeitos dos raios UV emitidos pelo sol.

 

Crianças míopes

 

- não vêem corretamente os objetos ou pessoas que se encontram longe

- apertam os olhos para enfocar melhor

- aquelas que não usam óculos, normalmente, são mais tímidas e distraídas

- preferem atividades como a leitura, pintura ou trabalhos manuais

- os sintomas podem ser confundidos com transtornos da escrita, como é o caso da dislexia, já que muitas crianças, por não conseguirem ver bem, podem trocar, ao copiar de uma lousa, letras como o p com o q, ou a letra d com a b

 

Hipermetropia em crianças

 

- tem uma percepção borrada de objetos próximos

- apresentam dor de olhos ou cabeça

- lacrimejam e piscam frequentemente

- preferem brincar ao ar livre

 

O astigmatismo nas crianças

 

Causa uma visão deformada das coisas, tanto de longe como de perto. Podem estar associado à miopia ou à hipermetropia, apresentando sintomas de ambas as doenças.

 

Brincadeiras que ajudam

 

Exercícios visuais são importantes para todas as crianças, mas são essenciais para as que possuem miopia ou hipermetropia.

 

Geralmente míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto.

 

Já os hipermetropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro, responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe. 

 

Há muito que fazer além do uso dos óculos. Não deixe de levar a criança com frequência ao oftalmologista, seguir suas orientações, e em paralelo praticar as brincadeiras.

 

Fontes: Ministério de Saúde e Conselho Brasileiro de Oftalmologia

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload