Dia Nacional do Combate ao Colesterol

August 7, 2015

 

No dia 8 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Colesterol. A data foi criada para alertar a população dos riscos de doenças cardiovasculares, uma vez que esta é a segunda causa de morte no país, ficando atrás somente das doenças cerebrovasculares, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Para se ter uma ideia, em um acompanhamento do número de óbitos registrados no Brasil em 2013, o infarto agudo do miocárdio provocou cerca de 85,5 mil mortes por ano - quase 236 mortes por dia. Por isso, é muito importante cuidar da saúde e dos níveis de gordura no sangue antes que seja tarde!

 

O colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que carrega a fama de vilão pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

 

A substância, no entanto, é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Prova disso é que 70% de todo o colesterol presente no corpo de uma pessoa é produzido por seu próprio organismo.

 

Qual é o colesterol bom e qual é o ruim?

 

Segundo o Endocrinologista da Ouro Clínica, Dr. Aldo Rogerio Siqueira, “o colesterol HDL é o colesterol bom, que age eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas”.

 

Porém, o colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 60mg/dl no sangue.O colesterol HDL baixo, ou seja, menor do que 40mg/dl, aumenta o risco do indivíduo sofrer de doenças cardiovasculares porque leva ao acúmulo de placas de gordura nas artérias.

 

A alimentação é uma importante fonte de colesterol - e a qualidade dos hábitos alimentares é fundamental para controlar os níveis de gordura no sangue.

 

Para garantir que o colesterol não prejudique a saúde, é essencial evitar o consumo de gorduras saturadas, como explica o endocrinologista. Segundo ele, alimentos com ácidos omega 3,6 e 9 como o salmão, atum, sardinha devem ser consumidos pelo menos 3 vezes por semana.

 

 

Confira 10 dias especiais para ajudar a controlar o colesterol:

 

  1. Praticar atividade física.

  2. Ingerir alimentos ricos em fibra.

  3. Parar de fumar também ajuda a controlar o colesterol, reduzindo os níveis de colesterol ruim e aumentando os de HDL.

  4. Comer mais frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelos de trigo, arroz integral etc): eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes.

  5. Coma mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha, que são ricos em Ômega-3, pelo menos três vezes por semana.

  6. Utilize laticínios pobres em gordura, como leite e iogurte desnatados.

  7. Reduza a ingestão de gorduras saturadas, como aquelas presentes em carnes gordas e em laticínios integrais.

  8. Reduza os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.

  9. Faça uso, com moderação, de gorduras saudáveis presentes no azeite de oliva, abacate e nozes, castanhas e amêndoas.

  10. Evite frituras; dê preferência a alimentos grelhados e cozidos.

 

 

Serviço: A Ouro Clínica fica localizada em Campinas e faz parte da Rede Credenciada TEM. Caso tenha interesse em saber mais sobre o tratamento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 0800 836 88 36 e agende uma consulta.

 

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