Dislexia – superando obstáculos

August 3, 2015

 

A Dislexia é considerada um transtorno de aprendizagem que persiste na leitura e escrita, podendo ocorrer com crianças e adultos.

 

Caso uma criança disléxica não seja diagnosticada e não siga tratamento adequado, a tendência é que a dislexia a acompanhe até a vida adulta, podendo gerar situações de preconceito ou bullying, afetando a autoestima, causando ansiedade e, em determinados casos, até depressão.  

 

Em resumo, os sintomas da dislexia são a inversão ou omissão das letras, sílabas ou palavras, erros quando copia textos, persistência de erros ortográficos, dificuldades de elaboração de frases e compreensão dos textos.

 

Segundo a psicóloga Taís Batista da Silva dos Santos, da Clínica Multipsico de Psicologia, é importante que o diagnóstico seja conduzido por uma equipe multidisciplinar devidamente integrada: psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, médico neuropediatra  e neurologista, para garantir que a criança ou adulto e a família realizem acompanhamentos adequados.

 

Além disso, Taís explica que para que o tratamento aconteça efetivamente é fundamental a interação dos profissionais envolvidos, família, professores, pessoas do ciclo social, incentivando e  encorajando a criança ou adulto.

 

“A família é a base para efetividade na evolução do tratamento do dislexo pelos estímulos que podem oferecer na vida da pessoa. Por isso, quanto antes buscar as intervenções, melhores serão os resultados”, explica Taís.

 

É válido destacar que não existe uma fórmula padronizada para todos, mas que efetivamente os resultados acontecem quando as ações da família, escola, ambiente social e profissionais da saúde estão integrados.

 

Para finalizar, a psicóloga ressalta que o apoio é fundamental para que a criança supere as dificuldades e barreiras. “Identificando e incentivando o que ele (a) gosta de fazer, ressaltando os acertos nas atividades propostas, leituras e brincadeiras que estejam no nível de compreensão proporcionando, diálogo e estabelecendo o vínculo da confiança e ambiente que permita o indivíduo sentir-se à vontade para demonstrar como está a aprendizagem”, explica Taís.

 

Serviço: A clínica Multipsico faz parte da Rede Credenciada TEM. Caso tenha interesse em saber mais sobre o tratamento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 0800 836 88 36 e agende uma consulta.

             

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca