Atchimmmmm

July 22, 2015

 

Bastou um ventinho ou tomar um pouco de chuva e já começamos a espirrar e tossir. A chegada do frio e a baixa umidade do ar são os principais causadores de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.

 

O que acontece é que as baixas temperaturas enfraquecem o sistema imunológico, dando abertura para a entrada de microrganismos. Crianças e idosos são os mais afetados.

 

Para continuar forte, livre de doenças, o melhor é cuidar bastante da saúde, mais do que se costuma no verão. Afinal, tem muita coisa para se aproveitar nestes meses tão deliciosos.

 

Conheça as doenças mais comuns:

 

Resfriado – gripes e resfriados têm sintomas semelhantes, embora sejam doenças diferentes. O resfriado geralmente dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas, causando coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta.

 

Gripe – é causada pelo vírus influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. Pode provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente.

 

Pneumonia – infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite.  

 

Alergias – são causadas por reações do organismo a diversos elementos, como pelos de animas, mofo, poeira, perfumes etc. Causam inúmeros sintomas, como espirro, coceira e tosse.

 

Asma – inflamação dos pulmões e vias aéreas. Mais comum em crianças, embora também acometa adultos. Os sintomas são chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar.

 

Bronquite – inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Causa tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro.

 

Como prevenir?

 

- Aqueça-se com bebidas quentes e roupas. Cuidado com as variações de temperaturas dos ambientes e ventos

 

- Nada de estresse! Está comprovado que o nervosismo diminui nossa imunidade

 

- Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada (alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola e goiaba), ingestão de líquidos e atividade física

 

- Evite o cigarro

 

- Faça a vacinação anual contra gripe, que diminui a gravidade da doença e as chances de complicações e óbito

 

- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies

 

- Proteja com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

 

 - Oriente o doente a evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas)

 

- Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados)

 

- Areje o ambiente doméstico e faça com que ele receba a luz solar, pois essas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias

 

- Mantenha limpas as roupas de cama, principalmente cobertores e edredons

 

- Lave bem as roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de serem utilizadas

 

- Procure sempre um especialista em caso de dúvidas ou sintomas

 

Fonte: Ministério da Saúde

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca