Finalmente... férias!

July 1, 2015

 

Muitas crianças e pais aguardam ansiosamente as férias de julho para dar uma pausa, um respiro para começar o segundo semestre.  A programação para as crianças é extensa e alguns pais podem e devem participar.  Consulte as alternativas em sua cidade.

 

Viagem nacional e internacional, intercâmbio, visita a centros culturais e museus, leituras de histórias em gibi e livro, dança, teatro, malabares, jogos de futebol, oficinas de arte, casinha, xadrez, boneca, taco. Vele tudo. É proibido ficar no ócio e a regra é aproveitar e fazer tudo que não se faz no período escolar.

 

Mas não esqueça: mesmo em férias é importante manter hábitos saudáveis.  Entre uma atividade e outra, alimente-se bem, tome muita água. Corra, pule, brinque, sempre sem excessos. Não pague o mico de ter que voltar antes porque ficou doente.

 

Selecionamos algumas brincadeiras antigas que vão fazer avós e pais recordarem seu tempo de criança, além de mostrar aos mais novos, brincadeiras diferentes dos costumeiros games. 

 

AMARELINHA

 

Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem à casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

 

ESTÁTUA

 

Um dos participantes, escolhido para ser o líder, coloca uma música. Enquanto a música toca os jogadores dançam livremente, mas quando o líder disser: “Estátua!”, a música para e todos os participantes devem congelar e manter a mesma pose sem mexer. A última estátua a permanecer de pé será a vencedora. 

 

MÍMICA

 

Divida os participantes em duas equipes. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito.

 

Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase que estava no papel.  Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes.

 

Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. Com a ajuda de uma lousa faça a brincadeira propondo que os participantes façam desenhos em vez de mímicas, neste caso use frases mais complexas para deixar o jogo mais interessante.

 

PEDRA, PAPEL E TESOURA

 

Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedo indicador e médio estendidos).

 

Para definir o vencedor segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra. ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...Joquempô, jo-quem-pô

 

Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeirasewrq

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca