Papinha Gourmet

June 3, 2015

 

Hoje em dia a palavra gourmet está em alta. O termo tem origem na língua francesa e se refere aos pratos mais refinados, que usam ingredientes de alta qualidade e oferecem experiências gastronômicas diferenciadas.

 

Quem tem, ou já teve filho pequeno, sabe da dificuldade em oferecer novos alimentos às crianças. Por isso, hoje decidimos falar sobre papinhas gourmet.

 

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a introdução alimentar deve ser realizada no 6º mês de vida, após os 6 meses exclusivos de aleitamento materno. Com exceção dos bebês prematuros, ou aqueles que as mães realmente necessitam voltar ao trabalho antes desse período. Nesses casos específicos, a introdução alimentar deve ter inicio no 4º mês.

 

Para nos ajudar com outras dúvidas, conversamos com a nutricionista Kelly Toledo, da Ouro Clínica, parceira da rede TEM, que irá esclarecer algumas dúvidas das mamães de primeira viagem. Confira abaixo a entrevista:

 

Como a papinha deve ser introduzida na alimentação do bebê?

 

A introdução alimentar leva 1 mês. Na primeira semana, iniciamos somente com os sucos de frutas, sendo no meio da manhã. Na segunda semana, mantêm o suco de fruta no meio da manhã e acrescenta a papa de fruta no meio da tarde (fruta raspadinha). Na terceira semana, mantêm o suco, a fruta raspadinha e inicia a papa salgada no almoço. Na quarta semana incluímos a papa salgada no jantar e assim temos toda a rotina alimentar diária.

 

Quais os ingredientes devemos usar na preparação ?

 

Em relação aos sucos, não devemos acrescentar açúcar até o 2º ano de idade. Já as comidinhas salgadas, até o 1º ano não deve ser acrescido de nenhum tipo de tempero, nem sal, cebola e alho.

 

Lembrando que tudo deve ser preparado sem tempero, pois o organismo do bebê está em formação e não está pronto para receber quantidades extras de sal, além do que o próprio alimento já tem.

 

Na papa salgada, é sempre importante termos um alimento fonte de carboidrato, um alimento fonte de proteína, um tubérculo e uma verdura/legume.

 

Devemos bater os alimentos no liquidificador ou apenas amassar?

 

Nunca devemos bater no liquidificador. Sempre cozinhar em pedaços maiores, não passar muito do ponto para não perder todo o sabor do alimento, depois colocar no prato separadamente e amassar muito bem.

 

Além disso, é importante oferecer os alimentos separadamente ao bebê, assim ele vai se adaptando e experimentando novos sabores. Quando misturamos tudo, fica um gosto único e esse bebê pode no futuro ter muita dificuldade de aceitar novos alimentos e novos gostos e texturas. Atenção: somente as carnes podemos triturar no mixer ou liquidificador.

 

Quais alimentos devemos evitar no primeiro ano do bebê?

 

Mel, Clara de ovo, Soja, Sementes, Amendoim, Chocolates, Açúcar, Temperos, Sal, Alho, Cebola e, claro, qualquer outro alimento industrializado com corantes e ou conservantes.

 

Quais são os conselhos que as mamães devem seguir para uma alimentação adequada?

 

Não forçar é o primeiro conselho. No começo é sempre tudo novo para o bebê e ele pode não aceitar nada inicialmente, o que é normal, mas, nem por isso a mamãe deve se desesperar. 

 

Sobre quantidade, no início até umas 4 colherinhas é aceitável, para depois ir aumentando essa quantidade.

 

E se ele não gostar de uma fruta ou legume, é importante não deixar esse alimento de lado e já dizer: "hum, ele não gostou de maçã, então não vou dar mais maçã". E sim, ir oferecendo outros dias a maçã. A mesma coisa, devemos fazer com os legumes e verduras. 

 

Outro fato importante é não repetir todos os dias a mesma papinha salgada, os mesmos ingredientes, os mesmos gostos. Variedade é tudo de bom nessa fase de introdução alimentar. 

 

Confira abaixo uma receita simples de papinha salgada:

 

Ingredientes:

 

1 Cenoura

2 talinhos de Brócolis

1 Mandioquinha pequena

1 Pedaço pequeno de músculo em cubos

 

Modo de Preparo:

 

Cozinhar os legumes juntos, até que fiquem bem molinhos, e o músculo separadamente, pois o tempo de cocção é maior.

 

Colocar tudo no prato separadamente e amassar muito bem. Pode ser acrescentado também um pouquinho de arroz bem cozidinho. E aí é só oferecer ao bebê.

 

Serviço: A Nutricionista Kelly Toledo atende na Ouro Clínica, que faz parte da rede TEM. Para agendar sua consulta e conhecer as condições especiais do programa TEM, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 836 8836.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca