Alimentação industrializada faz mal à saúde?

May 15, 2015

 

A vida moderna e a rotina corrida fizeram com que a indústria alimentícia criasse diversas opções práticas, saborosas e com maior durabilidade. No entanto, estas opções nem sempre são as mais saudáveis! Para manter um período de validade prolongado, textura, aroma, sabor e aparência preservados diversos aditivos são acrescentados aos alimentos. Estes, podem trazer prejuízos à saúde.

 

Churros e refrigerantes. Quem resiste?

 

O açúcar refinado está presente em grande quantidade em diversos alimentos industrializados e o problema está na quantidade! Principalmente alimentos para crianças como refrigerantes, bolachas recheadas e bolinhos prontos apresentam alto teor de açúcar, assim como de gordura.


Um dos principais vilões desta categoria de alimentos é o sódio. Desde tempos antigos o sal é utilizado como forma de preservar o alimento, mas sabemos que o consumo excessivo é prejudicial à saúde e está relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial.

 

Outro componente extremamente prejudicial à saúde é a gordura trans. Presente em diversos alimentos industrializados esta gordura é responsável por trazer textura aos alimentos. No entanto, diversos estudos mostraram que este tipo de gordura traz uma série de danos à saúde uma vez que aumenta o LDL-colesterol (colesterol ruim) e reduz o HDL-colesterol (colesterol bom).

 

 

 

Como saber se um produto é saudável ou não?

 

Através do rótulo dos alimentos. Hoje nossa legislação faz diversas recomendações quanto à utilização de todos os componentes dos produtos como gorduras, açúcar, sódio e fibras e estas informações estão presentes nos rótulos.

 

O consumidor deve estar sempre atento a estas informações para auxiliá-lo na escolha dos produtos e assim manter uma alimentação saudável e equilibrada.

 

É importante deixar claro que nenhum destes alimentos precisa ser excluído do seu cardápio, especialmente aqueles que você gosta bastante.  O que não devemos fazer é comer estes alimentos diariamente e em excesso, você pode escolher um alimento do grupo, o sorvete de massa por exemplo, e ingerir uma vez por semana.


 

Dicas salutares

 

. Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por um lanche com queijo branco e peito de peru.  

. A pipoca preparada na panela ou a batata cortada em forma de chips e levada ao forno com azeite e alecrim são alternativas de petiscos melhores para a saúde. 

. Caso você adore uma pizza, o melhor a fazer é diminuir o consumo, comendo apenas uma vez por semana. O sabor escolhido também irá influenciar na quantidade de calorias e gorduras.

. Caso você goste muito do churros opte por comê-lo apenas uma vez por semana aliado a uma dieta saudável.  

. Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções muito melhores para a sua saúde, a água de coco também.  

 

Fonte: Wikipédia

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