Menos pressão, mais vida

April 27, 2015

 

Não adianta achar que isso nunca vai acontecer com você ou com um familiar: hipertensão existe, é uma doença silenciosa e pode ser mortal ou deixar graves sequelas.

 

Agora, que pequenas ou grandes mudanças de hábito ajudam a diminuir essa doença, isso é verdade.

 

Há alguns anos a SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão – lança anualmente uma campanha com tema diferente, na semana do dia 26 de abril, data em que se comemora o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

 

Neste ano, a Campanha Menos Pressão, tem como principal objetivo demonstrar qual a influência da pressão arterial na qualidade de vida das pessoas e mostrar de forma prática o que ela ganha adotando hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. 

 

Comece agora, com nossas dicas, disciplina e muita persistência.

 

O que é?

É quando a pressão que o sangue exerce sobre as artérias do seu organismo está alta. Muita gente tem pressão alta durante anos e não percebe porque a doença não causa sintomas, ou seja, você pode ter hipertensão e não sentir nada. Porém, se ficar sem tratamento, a doença pode trazer consequências muito ruins ao seu organismo.

 

Qual o problema de ter hipertensão?

A pressão alta ataca os vasos que se tornam endurecidos e estreitados. Com o passar dos anos, os vasos podem entupir ou romper. Quando isto acontece no coração, pode causar infarto; no cérebro, pode causar o derrame ou a demência precoce. Além disso, a pressão alta pode levar à paralisação dos rins.

 

Como eu sei que tenho a doença?

Você precisa conhecer sua pressão! A única forma de saber se sua pressão está normal ou alta é medi-la. Assim, sempre que for ao médico, ao posto de saúde ou participar de campanhas de saúde, meça sua pressão arterial. Você também pode medir sua pressão arterial em casa, mas procure orientação de como fazer isso de forma correta e use aparelhos com certificação.

 

Dicas para manter sua saúde e pressão adequadas

 

. Tenha uma vida menos estressante! Procure qualidade e tranquilidade

. Tenha uma vida mais ativa! Seu corpo foi feito para se movimentar.

. Tenha uma alimentação saudável.

. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.

. Mantenha seu peso adequado.

. Pare de fumar.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca