Que venham os chás

April 24, 2015

 

O inverno está chegando, e com ele aquela vontade de tomar algo que nos aqueça.

 

 

Bom mesmo é saber que além de aquecer, serem diuréticos e calmantes, alguns chás são terapêuticos e podem ajudar na saúde e no combate ao câncer, colesterol, diabetes e são antiinflamatórios.

 

Até o famoso chimarrão, (hoje , inclusive, comemora-se o dia dele), erva muito usada no Sul do Brasil, servida quente ou fria, tem benefícios e poderes para inibir o envelhecimento precoce.

 

Camomila, canela, alecrim, chá preto, chá verde, erva-cidreira, erva-mate, gengibre e boldo são alguns dos chás mais conhecidos.

 

Benefícios para saúde do corpo e da mente

 

Camomila: Está com dor de cabeça? A TPM chegou e com ela as crises nervosas e a ansiedade? Teve um dia estressante?

 

Estudos revelam que o chá de camomila pode acalmar, aliviar as tensões pré-menstruais e ajudar nas olheiras. Experimente fazer compressas do chá frio e colocá-las nos olhos.

 

Alecrim: Quer combater anemia, gripes e dores por contusão? O alecrim faz isso e ainda ajuda a eliminar os radicais livres porque é antioxidante.

 

Canela: Pode ser um bom aliado no controle da diabetes, colesterol e melhora a circulação.

 

Chá preto: O chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China), é um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental.  O chá é ideal como antiinflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

 

Chá verde: Comeu demais? Além de ajudar na digestão, o chá verde  é também antioxidante, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB e previne inflamações. Fora isso, um estudo realizado mostrou que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

 

Erva-cidreira: Cólica? Febre? Flatulência? Insônia?  E até náuseas? A erva-cidreira ajuda no combate a mais de vinte males.

 

Erva-mate: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comprovou por meio de estudos que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Além de ser ótimo para o envelhecimento precoce.

 

Gengibre: Celulite? Cólicas? O gengibre é também poderoso digestivo e antiinflamatório natural.

 

Boldo: Bebeu demais? O chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo.

 

 

Dia do Chimarrão: uma data gaúcha

 

 

O chimarrão é servido em uma cuia tradicional e feito com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. Diz-se que gaúcho que é macho gosta do mate bem amargo, mas há quem misture açúcar.

 

Também é muito comum colocar saquinhos de chá na erva, como cidreira ou hortelã, para adicionar um sabor especial. A bebida possui propriedades digestivas, antioxidantes e estimulantes, mas não se recomenda tomá-lo antes do café da manhã, para evitar a gastrite.

 

Lembre-se: procure sempre especialistas se tiver algum sintoma de doença. Uma Nutricionista poderá ajudar a conhecer mais chás e seus benefícios.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca