Ergonomia: postura correta no trabalho

March 25, 2015

Simples e precisa, a ergonomia é uma ciência que nasceu para estudar as melhores tecnologias, práticas e exercícios para trazer conforto no trabalho.  Sua aplicação, normalmente diária e diretamente nos postos de trabalho, previne acidentes laborais e ajuda a adequar estes postos.

 

Mas eu trabalho muito no computador. Vou ter problemas? Não. O excesso de movimentos repetitivos como digitação, força excessiva, postura estática ou inadequada é que podem prejudicar o trabalhador.

 

Também atrapalham o trabalho. O trabalhador sente dores e desconforto que trazem consequências graves para a saúde, atrasos, ausências e até o afastamento.

Atualmente, as empresas adquirem cadeiras, teclados, mouses e outros materiais que são ergonômicos porque têm o objetivo de minimizar os riscos laborais para o trabalhador.

 

Além disso, contratam profissionais multidisciplinares (professores de educação física, fisioterapeutas, engenheiros e técnicos do trabalho, enfermeiros, psicólogos, ergonomistas), por exemplo, que orientam e aplicam rotineiramente exercícios de prevenção contra as doenças laborais.

 

É possível trabalhar com segurança e conforto adotando algumas medidas simples, baseadas em exercícios de alongamento e de relaxamento, que ajudam também a diminuir o estresse, a fadiga, corrigir a postura e reduzir as chances de lesões. Pratique nossas dicas.

 

Alguns exercícios de alongamento:

 

Postura correta no computador:

 

a) Mantenha a cabeça levantada, o pescoço reto e os olhos para cima, no mesmo nível da tela do monitor;
b) Mantenha o monitor a uma distância de aproximadamente 50 cm dos seus olhos; 
c) Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira; 
d) Os cotovelos, próximos ao corpo, devem fazer um ângulo de 90º; os punhos devem permanecer retos e apoiados sobre a mesa de trabalho; 
e) Caso a mesa de trabalho não permita o apoio dos punhos, utilizar cadeira com braços reguláveis, posicionados na mesma altura da mesa de trabalho; 
f) Mantenha os pés apoiados no chão ou em apoio próprio, um ao lado do outro; 
g) Evite colocar o computador próximo às janelas, evitando calor, reflexos na tela ou ofuscamento; 
h) Não trabalhe com rotação ou torção do tronco, ficando de frente para o monitor; 
i) Faça pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação contínua.  

 

Fonte: ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia e Fisioterapeuta Dra. Carolina Colombo.

 

 

 

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